APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Dirigentes

 

Coordenador

Orlando Melo de Castro

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) em 1977, mestre em Solos e Nutrição de Plantas (1989) e doutor (1995) em Agronomia. Iniciou a carreira como pesquisador científico no Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Campinas, em 1978 na área de Conservação do Solo, atuando em sistemas de manejo do solo e plantio direto. Na área administrativa, foi diretor da Divisão de Engenharia Agrícola do IAC (1993-95), diretor da Divisão de Estações Experimentais do IAC (1995-2001) e diretor-geral do instituto (2004-08). Desde outubro de 2008 é coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Lattes
Contato: orlando@apta.sp.gov.br
(19) 2137-8950

Assessores do Gabinete do Coordenador

Adriana Renata Verdi

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002) e estágio de aperfeiçoamento no Institut de Géographie da Université Panthéon-Sorbonne - PARIS I (2000-2001), na França. Ingressou no Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) em 2005, onde atua como pesquisadora científica nível VI. Atualmente, desenvolve função de assistente-técnica de direção da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial, sistemas produtivos locais, indicação geográfica, câmaras setoriais e governança.

Lattes
Contato: averdi@apta.sp.gov.br
(11) 5067-0447

Antonio Carlos de Carvalho Filho

Graduado em medicina veterinária pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em piscicultura marinha em Kochi (Japão) e em criação e patologia de salmonídeos em Vancouver (Canadá). Foi assessor e diretor de divisão do Instituto de Pesca (IP-APTA), diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), diretor financeiro da Fundação Medicina Veterinária da USP e diretor administrativo do Parque Zoológico de São Paulo. Participou como membro do Grupo de Planejamento Estratégico da CPA e assessoria de quatro gestões de coordenadores da APTA. Atua na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desde 1980.

Contato: accarvalho@apta.sp.gov.br
(11) 5067-0447

José Roberto Vicente

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP, 1976), mestrado em Economia Agrária, pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP, 1989) e doutorado em Teoria Econômica, pela Universidade de São Paulo (FEA/USP,1997). Atualmente, é pesquisador científico nível VI do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: balança comercial do agronegócio, evolução e determinantes da produtividade agrícola, avaliação de impactos da pesquisa agropecuária.

Lattes
Contato: jrvicente@iea.sp.gov.br
(11) 5067-0447