bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Controle de percevejo de cama

Os percevejos de cama se alojam primeiramente na cama (colchão, estrado, cabeceira, frestas da cama, colchas,lençóis, travesseiros e fronhas). Se escondem ainda em criados mudos, gavetas de roupas, atrás de rodapés, dentro dos espelhos de luz, armários, entre outros locais. Normalmente ficam a 1,5 m a 2 m de onde as pessoas descansam – camas, sofás, poltronas.
Deve-se lavar tudo o que puder, roupas, colchas, edredons. Leve à secadora de roupa, ou ao sol por várias horas, caso não tenha secadora. Depois passe tudo com ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos.
Use o aspirador de pó em todos os lugares, mas incinere o saco do aspirador após o uso, ou deixe no freezer por uma semana antes de jogar fora. Faça esse procedimento sistematicamente, preferencialmente dia sim, dia não.
Pode-se utilizar também máquinas de limpeza a vapor (tipo vaporetto). Passe vagarosamente o jato de vapor nos locais onde os percevejos possam se esconder, inclusive no colchão.
Use capas com zíper no travesseiro e colchão, se for possível no modelo da cama/colchão. A capa não deve ter qualquer dobra no tecido, para não abrigar os percevejos.
O ideal é que uma empresa controladora de pragas com experiência em controle de percevejos de cama seja contratada, diante de infestações grandes e duradouras. As populações de percevejos de cama têm se mostrado resistentes a produtos piretroides, de forma que as desinsetizações devem ser realizadas com produtos piretroides associados a neonicotinoides, ou inseticidas piretroides associados a reguladores de crescimento de insetos como o flufenoxurom.

Informações:
Ana Eugênia Campos
anaefari@biologico.sp.gov.br