Buscar no site

Cultura do milho tem grande evolução no Vale e será destaque no Programa Rural

Redação Assiscity.com

  • 14/06/13
  • 12:00
  • Atualizado há 566 semanas

No mês de maio o polo regional da Apta Médio Paranapanema sediou a 18ª reunião técnica sobre a Cultura do Milho. Na oportunidade foram divulgados resultados relativos à safra de verão, que obteve a produtividade recorde regional de 10 toneladas por hectare. Além das condições climáticas terem ajudado bastante, esta evolução também se deve às intensas pesquisas realizadas no Médio Vale do Rio Paranapanema, envolvendo importantes parcerias entre órgãos governamentais, cooperativas e iniciativas privadas.

O esforço tem sido concentrado para amenizar as dificuldades de adaptação da cultura em nossa região, onde não temos condições ideais de altitude principalmente. Novas cultivares têm sido testadas e já começam à apresentar resultados positivos quanto à resistência maior às secas, doenças e pragas. São novos híbridos transgênicos convencionais e BT com suas características positivas e negativas para a região.

O encontro reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a participação do professor Celso Omoto, especialista da Esalq-USP de Piracicaba. Todos foram unânimes em afirmar, que apesar do evidente crescimento da produtividade regional, há campo para evolução ainda maior.

A equipe de produção do Programa Rural compareceu à reunião, entrevistando pesquisadores, produtores e palestrantes. A matéria será exibida pela TV Cabo Assis neste domingo às 12 horas, na segunda às 21 horas, e durante a semana em dias e horários alternativos. Outra opção é acessar o site do Programa Rural na internet: www.tvnetassis.com.br/programarural.html.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais