Pesquisas

APTA leva pesquisa inédita no Estado de São de Paulo para simpósio internacional

Pesquisadora da UPD de Itapetininga participa da comissão científica do evento e apresenta estudos com ovelhas


Publicado em: 09/10/2013 às 13:00hs

APTA leva pesquisa inédita no Estado de São de Paulo para simpósio internacional

Nesta terça-feira, 8 de outubro, Curitiba recebe o 1° Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais. O encontro irá reunir pesquisadores de diversos países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Cuba e Brasil, para discutir conhecimento científico e novas descobertas sobre o tema. Dentre os participantes,  estará a pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Cristina Barbosa. A pesquisa apresentada por Barbosa nesse Simpósio trata dos danos causados por ovelhas em árvores de eucalipto quando introduzidos no sistema silvipastoril, distribuídos em dois modelos espaciais.

O sistema silvipastoril é composto pela integração pastagem-animal-árvore em uma só área. Dessa forma, os animais e os produtores são beneficiados, principalmente pela melhoria das condições ambientais, e a proteção contra as geadas no inverno, ventos frios, tempestades e até mesmo às altas temperaturas do verão. “É comum ser introduzido nesse sistema rebanhos de bovinos de corte e leite e ovinos, integrados com árvores de eucalipto, ou até mesmo com acácia negra, pinus, cedro-australiano e teca”, afirma Barbosa.

No estudo que será apresentado no encontro, a pesquisadora avaliou os danos causados durante a integração com ovelhas e eucaliptos e as possíveis soluções. Até então, nenhuma pesquisa desenvolvida no Estado de São Paulo abrangia a relação de árvores, pastagens e animais. O estudo concluiu que a desrama não previne os danos causados pelas ovelhas com a retirada da casca do tronco das árvores em todos os arranjos avaliados, o que não compromete o desenvolvimento dos eucaliptos. Por outro lado, a desrama protegeu as árvores de outros danos, como quebra de ramos e mastigação das folhas.

O trabalho, ainda não concluído, mostra que esse tipo de combinação necessita de alguns ajustes para que não seja prejudicial para a atividade e animais. “É importante que as pesquisas continuem para acharmos ferramentas que evitem esses danos, que podem matar as árvores se forem maiores que esses encontrados no estudo”, conta Cristina.

O estudo

Para avaliar o impacto que as ovelhas causam nas árvores de eucalipto, foram utilizados dois modelos de distribuição espacial, sendo um sistema em fileira única e outro com fileiras duplas. Além disso, as árvores introduzidas foram divididas entre manejo com desramas e sem. A desrama é normalmente utilizada para minimizar defeitos que possam ocorrer na madeira, principalmente se esta for utilizada para serraria. Para a produção de madeira para lenha, celulose ou painéis, essa prática não é necessária.

A escolha das árvores de eucalipto se deu, principalmente, por ser considerada uma árvore recuperadora do solo por ter raízes profundas e procurar nutrientes nas camadas inferiores do solo, além de ser o tipo mais comum utilizado em sistema silvipastoril. Para as ovelhas foram utilizadas três raças, sendo a Santa Inês, Ile de France e Texel, distribuídas nos modelos estudados, de forma que todos os piquetes tivessem todas as raças.

APTA no Simpósio

A pesquisadora da UPD de Itapetininga, Cristina Barbosa, também participa da comissão científica do Simpósio, além de ter revisado os trabalhos que serão apresentados no evento. Cristine enfatiza a importância de encontros como esse. “Esse componente intelectual é precisamente o que se trata no simpósio, onde serão apresentadas novas descobertas científicas e técnicas, discutidos esses resultados e comparados com os conceitos e visões que deram origem e de onde surgem outros novos.”

Também farão parte do encontro, os pesquisadores da APTA, Andréia Hirata, Edson Hirata, Nobuyoshi Narita, Andréia Moreira e Amarilis Rós, que apresentarão o trabalho Estabelecimento de pastagem na entrelinha de eucalipto após consórcio com plantas de cobertura manejadas com rolo faca. “Participaremos mostrando dados de nossas pesquisas em âmbito internacional, isso é de extrema importância para a Instituição”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa – APTA

◄ Leia outras notícias