15/11/2015 07h30 - Atualizado em 15/11/2015 07h30

Produtor testa nova técnica para o plantio de alcachofra

A região de Sorocaba concentra a maior produção da flor no Brasil

Nosso CampoTV TEM

  •  
Os cuidados são feitos da maneira mais natural possível (Foto: Reprodução/TV TEM)Os cuidados são feitos da maneira mais natural possível (Foto: Reprodução/TV TEM)

A cultura ainda é pouco explorada no país, mas um agricultor de São Roque (SP) está se esforçando para mudar essa realidade. A lavoura de Leodir Ribeiro tem aproximadamente 3 mil pés de alcachofras. Depois de algumas viagens pela Europa, ele decidiu inovar, plantou quatro espécies importadas, sendo duas roxas e duas verdes, também conhecidas como alcachofra branca. Outro diferencial do cultivo na propriedade de Leodir é o plantio com sementes, e não com mudas, como normalmente é feito.

(Veja ao lado a reportagem exibida no Nosso Campo em 15/11/2015) 

As sementes tiveram um porcentual de pega de 95%, enquanto o plantio de mudas não passou de 70%. O formato da plantação é diferente. Os pés de alcachofra formam um "zig-zag", com espaços calculados para crescerem até 50 cm. O chão é coberto com uma lona, que mantém a umidade e evita o crescimento de ervas daninha. Por baixo da lona ficam as mangueiras responsáveis pelo sistema de fertirrigação.

Nesse sistema uma pessoa consegue dar conta de vários hectares de plantação. O espaço deixado entre os canteiros permite ainda, mecanizar a produção, conta Leodir. A colheita começou no tempo esperado, 6 meses após o plantio, e é feita de maneira simples, com um corte no caule da flor. A diferença também pode ser vista na produtividade. Enquanto uma alcachofra tradicional dá de 6 a 8 botões por pé, a importada chega a 12 botões.

Os cuidados são feitos da maneira mais natural possível. O objetivo é produzir uma alcachofra de qualidade, visando a saúde do consumidor. O engenheiro agrônomo Sebastião Wilson Tavelli, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, ligado à Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, foi quem acompanhou tudo. Ele conta que as folhas da alcachofra de São Roque estão diferentes, devido a uma doença passada por mudas infectadas. O problema teria atingido muitas lavouras. Essa contaminação não acontece no plantio de sementes, segundo ele.

A pesquisa científica aliada à assistência técnica tem a capacidade de mudar a vida dos agricultores no campo, levando a tecnologia, tornando a vida desses produtores mais fácil e oferecendo ao consumidor final um produto de melhor qualidade, conclui Sebastião. Vale lembrar que os maiores produtores mundiais da flor são a Itália e França.

 


O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com

Acesse + Nosso Campo | Vídeos | Redes Sociais | Novidades TV TEM

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de