• Texto Flora Cruz com Mariana Mello
Atualizado em
Suíte do casal: os criados-mudos foram comprados em antiquário, as luminárias são da Yamamura, e o ventilador da Lustreco. Roupa de cama da Trousseau. A parede que divide o cômodo do banheiro é de cumaru, assim como o piso (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)

No projeto dos arquitetos Andréa Menezes e Franklin Iriarte, os criados-mudos foram comprados em antiquário, as luminárias são da Yamamura, e o ventilador da Lustreco. Roupa de cama da Trousseau. A parede que divide o cômodo do banheiro é de cumaru, assim como o piso (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)

Ventilador ou ar condicionado?
Apesar de ajudar no calor, o ventilador só é útil contra os pernilongos se estiver em potência muita alta, capaz de alterar a dinâmica de voo dos insetos. “O mosquito ataca muito por baixo, nos pés, raramente nas partes mais altas do corpo”, aponta João. Logo, para evitar as picadas o ideal é proteger os pés e as canelas, mantendo o vento forte direcionado para o corpo. Quanto ao ar-condicionado, o especialista indica que apenas temperaturas muito baixas evitam o inseto. “Até 22°C não há incômodo algum para o mosquito. Ele passa a sofrer a partir de 17°C para baixo”, completa.

Claro ou escuro?
A preferência de luz depende da espécie. O pernilongo mais comum, chamado Culex, é o que ataca à noite, atraído pela emissão de CO2 que soltamos ao respirar e também pelo suor. O Aedes aegypti, que transmite a dengue, prefere o amanhecer. Com a pluralidade de espécies e padrões, João recomenda a tela nas janelas como o método mais eficaz e barato para impedir a entrada dos mosquitos.

Dicas de repelentes naturais
Velas de citronela, óleo de eucalipto, cravo da índia e outros ingredientes naturais são efetivos, mas só quando usados de forma correta. “Não adianta fazer uma fórmula milagrosa, espirrar na casa uma vez e esperar que os pernilongos sumam”, aponta o João. Com as velas, o odor tem de ficar impregnado nas paredes e móveis: quanto mais você acender, mais eficaz será o efeito. Os repelentes naturais e industriais devem ser aplicados a cada 5 horas e usados de acordo com as especificações do rótulo.

Prevenir para não remediar
“Pernilongos comuns se desenvolvem em locais úmidos com temperatura entre 23 e 27°C. O melhor remédio é a prevenção”, afirma o especialista. Dessa forma, é fundamental evitar o acúmulo de água, seja no jardim, na cozinha ou na piscina sem uso. Além das atenções básicas em casa, comunique a Prefeitura se notar algum terreno baldio, bueiro entupido e até árvores ocas. Antes de tudo, os pernilongos são uma questão de controle ambiental.