• Redação Globo Rural
Atualizado em
compostagem-terra-folhas (Foto: Creative Commons)

Projeto irá realizar a reciclagem de resíduos resultantes de podas de árvores e de corte de gramas (Foto: Creative Commons)

Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, irão firmar um protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal de Campinas na área de compostagem de resíduos urbanos vegetais durante a cerimônia de comemoração dos 129 anos do IAC, que acontece no dia 27 de junho, na sede do IAC, em Campinas.

O projeto piloto, chamado de “Reciclar verde: compostagem de resíduos vegetais”, irá realizar a reciclagem de resíduos resultantes de podas de árvores e de corte de gramas de parques e jardins da cidade. A finalidade é a recuperação dos solos e do Centro Experimental Central do IAC. 

O tempo de produção do composto orgânico gira em torno de 90 dias. Serão processados cerca de 100 toneladas de material por dia e, a partir do quarto mês de implantação, o projeto deve produzir cerca de 75 toneladas de resíduo ao dia.

Durante o evento também acontecerá a entrega do Prêmio IAC, que está em sua 22ª edição. A cada ano, são escolhidos um pesquisador científico e um servidor de apoio pela contribuição à pesquisa desenvolvida no Instituto. Nesta edição, serão homenageados o pesquisador Eduardo Caruso Machado e o servidor de apoio Valdecir Avelino do Nascimento. A Personalidade do Agronegócio será Carlos Henrique Jorge Brando, ligado à cafeicultura.

Serviço

A cerimônia de comemoração dos 129 anos do Instituto Agronômico (IAC) acontece no dia 27 de junho, às 16 horas, na avenida Barão de Itapura, 1481, em Campinas.