• Estadão Conteúdo
Atualizado em
cana_colheita_plantio_industria (Foto: Ormuzd Alves/Ed.Globo)

O objetivo do censo é mostrar os riscos existentes na concentração de variedades e ainda estimular a adoção de novas tecnologias. (Foto: Ormuzd Alves/Ed.Globo)

O Instituto Agronômico (IAC) divulgará nesta terça-feira, 22, a partir das 9h, no Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP), os resultados do censo varietal de cana-de-açúcar feito este ano. O levantamento apurou quais são as variedades plantadas em 6,1 milhões dos 8 milhões de hectares com a cultura na região Centro-Sul do Brasil. O objetivo, segundo o IAC, é mostrar os riscos biológicos existentes na concentração de variedades e ainda estimular a adoção de novas tecnologias.

O levantamento, iniciado em maio e concluído este mês, resultou em uma base de informação que é única no Brasil, segundo o pesquisador e diretor do Centro de Cana IAC, Marcos Landell. Os dados foram pesquisados junto a 217 unidades de produção, instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Espírito Santo.

No próximo ano, a expectativa é que o plantio atinja 1 milhão de hectares de cana, metade já mapeada no levantamento, segundo o IAC. "Muitos plantam variedades antigas, sem incorporar tecnologia", informou o diretor do Centro de Cana. O Programa Cana IAC recomenda que uma única variedade de cana não represente mais do que 15% do total de uma área, pois a diversidade varietal é estratégica para garantir a segurança biológica e evitar que, em caso do ataque de praga ou doença severa, grande parte da lavoura seja atingida, segundo Landell.