Agronegócios
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Valor — São Paulo


Um estudo realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura de São Paulo, demonstrou que o plantio consorciado de uma variedade de macadâmia, desenvolvida no Hawai, com café melhoram a produtividade das duas culturas.

Segundo pesquisadores, em condições irrigadas, o salto da produtividade do café foi de 60% e o de macadâmia de 251%, em relação aos cultivos solteiros não irrigados. Os resultados foram publicados na edição de novembro de 2016 da revista americana “Agronomy Journal”, um dos principais periódicos científicos sobre agricultura do mundo.

O pesquisador da Apta, Marcos José Perdoná, explicou que a cultivar de macadâmia HAES 816 foi identificada como a mais apropriada para o cultivo consorciado por ter menor crescimento horizontal, por precisar de pouca poda e ter maior rendimento industrial.

“Esta já é uma cultivar utilizada no Brasil, mas no consórcio, o material se mostrou muito mais promissor. Geralmente, a noz é formada por 75% de casca e 25% de amêndoa. Esta cultivar tem de 35% a 40% de peso de amêndoa, o que é muito interessante para a indústria”, afirmou Perdoná.

A pesquisa avaliou seis cultivares de macadâmia, sendo três delas desenvolvidas no Brasil, pelo Instituto Agronômico (IAC), e outras três pelo Hawaii Agricultural Experiment Station (HAES). “Os materiais do IAC são mais produtivos que os havaianos no cultivo solteiro, porém, no consórcio exigem muitas podas e a produtividade diminui”, avalia o pesquisador.

Mais do Valor Econômico

Bernard, de 75 anos, só pode ficar até os 80 no cargo de executivo chefe do conglomerado de luxo LVMH

Quem são os filhos de Bernard Arnault, na linha de sucessão do bilionário mais rico do mundo

Os projetos possuem capacidade instalada agregada de até 115,4 megawatt-pico (MWp) e até então eram detidos pela Raízen Energia

Raízen vende 31 projetos de usinas de geração solar a empresa controlada pelo Pátria Investimentos

Foram formalizadas apenas as homologações das terras Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia

Governo Lula anuncia demarcação de duas terras originárias em vez de seis e frustra indígenas

Novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa diz que MP-SP não terá 'mudança de rumo ideológico'

Ministro Silveira admite que ideia ainda é "algo incipiente”, mas que pode ser importante para promover a integração energética dos países da América do Sul, o que é defendido pelo presidente Lula (PT)

Governo considera rota de gasoduto pelo Paraguai para receber gás da Argentina

O país foi o único a votar contra a resolução, que teve o apoio de outros 12 países, com duas abstenções

No Conselho de Segurança, EUA vetam adesão plena da Palestina às Nações Unidas

Segundo a bolsa, as mudanças têm o fim de simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes, bem como garantir maior eficiência aos mercados

B3 vai alterar tarifas para negociação de renda variável