Parcerias entre institutos de pesquisa e iniciativa privada deve gerar avanço da tecnologia no Brasil

Publicado em 27/03/2017 12:12
Confira a entrevista com Orlando Melo de Castro - Coord. APTA-SP
Apta realiza nesta terça-feira (28) em Campinas workshop para apresentar oportunidades de novos negócios para as cadeias agrícolas. Com aprovação do projeto 328/2016, algumas áreas da agência serão vendidas, mas não deve trazer prejuízos às pesquisas. Parte do montante arrecadado será investido em novos recursos. Funcionários serão realocados em outras unidades.
Nesta terça-feira (28), a Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA) realiza, em Campinas (SP), um congresso para apresentar oportunidades de novos negócios para as cadeias agrícolas, como explica o coordenador da agência, Orlando Melo de Castro, em entrevista realizada nos estúdios do Notícias Agrícolas.

 

A necessidade vem em sequência de um evento realizado em outubro, focado na cadeia de proteína animal. Agora, a área agrícola está em foco, envolvendo também órgãos como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o ITAL.

O evento vem para mostrar potencialidades e as ações dos institutos de pesquisa na área vegetal. Hoje, há uma legislação que permite parcerias de projetos de pesquisa envolvendo instituições públicas e a iniciativa privada.

O projeto 328/2016 permite também que algumas áreas da agência sejam vendidas. No entanto, isso não deve afetar as pesquisas realizadas e o montante arrecadado será investido em novos recursos, com funcionários sendo realocados em outras unidades.

Os pesquisadores envolvidos nos projetos realizados também poderão receber 1/3 dos rendimentos auferidos por essas pesquisas - logo, os resultados não pertencerão apenas à instituição, mas também à equipe desenvolvedora. "Ao trabalhar junto, a instituição cresce e cresce a equipe. É uma oportunidade que nós temos de explorar ainda mais as nossas infraestruturas", diz Castro.

Com isso, foram criados também núcleos de inovação tecnológica para realizar análises, avaliação dos projetos, contratos etc. Com o workshop, a APTA pretende também externalizar essas possibilidades.

Acompanhe a entrevista completa no vídeo acima.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário