Nosso Campo

Por Nosso Campo, TV TEM


Produtores investem na produção de lambaris para o mercado de iscas — Foto: Reprodução/TV TEM

Pescador que é pescador sabe que, muito mais do que se apoiar na sorte, é preciso usar a isca certa. Uma das mais procuradas é o lambari.

José Francisco da Silva vende esses peixinhos e diz que eles são um sucesso entre os pescadores, principalmente na pesca de tucunaré, corvina e traíra. O comerciante chega a entregar 20 mil lambaris por semana. No começo, a quantidade não passava de mil.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 1/10/2017)

Produtores investem na produção de lambaris para o mercado de iscas

Produtores investem na produção de lambaris para o mercado de iscas

Para atender a demanda, piscicultores do Noroeste Paulista passaram a investir cada vez mais na criação de lambaris. Aproximadamente 140 milhões de exemplares do peixinho saem da região por ano, segundo o Instituto de Pesca. É a espécie de peixe mais produzida no estado. Ganha até da tilápia.

Já são 105 lambaricultores, divididos entre o oeste e o noroeste do estado. Walter Schinelo é um deles. Ele é piscicultor há mais de 20 anos em Mirassol (SP) e Neves Paulista (SP). Por ano, produz quase 1 milhão de lambaris.

Investir na criação de lambaris não é barato. Para montar uma piscicultura de pequeno porte, com cinco tanques, os investimentos giram em torno de R$ 300 mil, segundo o Instituto de Pesca. É preciso também conseguir todas as licenças ambientais junto aos órgãos do governo.

O faturamento, de acordo com quem está no ramo, compensa. Walter Schinelo explica que cerca de 60 dias após a desova já é possível vender os peixinhos. Além disso, o gasto com ração é baixo porque o lambari come muito pouco.

Rafael Hércules Hatziefstratiou tem uma piscicultura em Cedral (SP) e resolveu investir em uma variação genética pouco comum entre os criadores: o lambari rosa.

As pesquisas de melhoramento genético sobre o lambari rosa começaram há pouco tempo, mas os resultados são positivos. Eles são mais robustos, tem um crescimento melhor e chamam mais a atenção na pesca esportiva por causa da cor. Rafael diz que o peixe está tendo uma boa aceitação. Por mês, 300 mil lambaris vão abastecer os mercados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

A previsão é que o número de criações de lambaris deve aumentar muito nos próximos anos. Isso porque já tem gente apostando também na produção de petisco para consumo humano.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1