Por Fernando Evans, G1 Campinas e Região


Brasil é o maior produtor e consumidor de sementes de urucum no mundo — Foto: Fernando Evans/G1

Planta nativa do Brasil, o urucum é tema de projeto desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas (SP), para a produção de UM corante natural de uso doméstico. A ideia da pesquisadora Elisabela Rooge Sanches é resgatar uma tradição culinária e, por isso, o nome do trabalho é 'Corante da Vovó'.

De acordo com os pesquisadores Paulo Roberto Nogueira Carvalho e Paulo Eduardo da Rocha Tavares, que orientaram o trabalho, o projeto incentiva o uso do urucum em detrimento de condimentos e corantes artificiais.

"O urucum é uma planta nativa do Brasil, e o corante mais usado na indústria de alimentos. Mas tem uma série de tradições que vão se perdendo com o tempo. Essa [usar urucum em casa] é uma delas. Antigamente faziam a garrafada, e usavam com todo tipo de alimento", destaca Carvalho.

Pesquisadora de Campinas resgata uso do urucum com 'Corante da Vovó'

Pesquisadora de Campinas resgata uso do urucum com 'Corante da Vovó'

Segundo os pesquisadores, o processo de produção do corante é simples. São utilizadas três partes de óleo vegetal [pode ser de soja] para uma de sementes de urucum. Depois de coado, o produto tem durabilidade superior a 90 dias. [veja no vídeo acima como fazer]

O corante 100% natural pode ser utilizado no preparo de diversos tipos de alimentos, como carnes e molhos, conferindo uma coloração aos produtos.

O pesquisador Paulo Roberto Nogueira Carvalho com o corante feito a base de urucum no ITAL — Foto: Fernando Evans/G1

Para Paulo Roberto Carvalho, o projeto 'corante da vovó' pode impulsionar pequenos produtores a venderem não apenas a semente como matéria-prima, mas o corante natural pronto para consumo.

Segundo o pesquisador, o Brasil produz uma safra superior a 14 mil toneladas de urucum, e grande parte tem origem em pequenos produtores, na forma de agricultura familiar.

Arroz preparado com e sem urucum: corante para uso doméstico é 100% natural — Foto: Fernando Evans/G1

Benefícios

Mais do que dar cor aos alimentos de forma natural, o urucum oferece benefícios à saúde. Uma das substâncias presentes nas sementes é uma das formas da vitamina E.

"Essa forma da vitamina E presente no urucum é a que tem o maior poder antioxidante, e atua na proteção de neurônios", destaca Carvalho.

Pipoca com urucum ganha coloração amarelada: corante deve ser adicionado ao óleo durante o preparo — Foto: Fernando Evans/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?