• Reportagem Ana Lucia Silva | Foto Rogério Voltan
Atualizado em
Abóbora japonesa, abóbora cabotiá, sopa de abóbora (Foto: Lovefood Art/Pexels)

A abóbora ajuda a evitar infecções e é o ingrediente perfeito para caldos e sopas (Foto: Lovefood Art/Pexels)

Ela fica ótima com carne seca e também estrela cardápios vegetarianos. Cai bem na entrada e pode virar doce. Com sua textura macia e seu sabor levemente adocicado, a abóbora japonesa, também conhecida como cabotiá, é requisitada nas mais variadas mesas. Nos meses de junho e julho, aparece com força total nas feiras e é uma ótima opção para incrementar as refeições invernais.

Abóboras pertencem à família das cucurbitáceas, que engloba também a melancia, o melão e o pepino, entre outros parentes. A cabotiá é um legume híbrido, resultado da união entre as espécies máxima (moranga) e a moschata (menina brasileira). A combinação surgiu no Japão, onde a palavra cabotiá é usada para designar abóboras em geral.

Uma das características marcantes dessa variedade é sua casca verde escura, resistente e rugosa, que, por sinal, é um dos motivos do seu sucesso. “A casca bem dura facilita o transporte em longas distâncias, diminuindo o número de exemplares que chegam rachados”, explica a pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Arlete Tavares de Melo. Ao escolher esse tipo de abóbora, uma dica é optar por aquelas com a casca sem brilho, sinal de que já estão maduras.

Mais calórica do que outras abóboras, a cabotiá tem 39 kcal a cada 100 g, ante 12 kcal da moranga, por exemplo. Rica em vitamina A, ela colabora para a saúde dos olhos e da pele, além de ajudar a evitar infecções. De fácil digestão, funciona como um laxante suave e um diurético, diz Luciana Garcia, professora do curso de Nutrição da Universidade São Camilo.

Desse fruto, nada se perde. As sementes, ricas em ferro, viram um ótimo aperitivo. A polpa enxuta e sem fibras é ideal para purês, além de entrar na receita de refogados, assados, sopas, pãesbolos e doces. Pode ser preparada descascada ou com casca, como na receita que a chef Roberta Ciasca criou (veja receita abaixo)

Veja a seguir 10 receitas com o ingrediente (clique no título ou na imagem para conferir o passo a passo completo):

1. Feijoadinha de abóbora japonesa com camarões
Que tal combinar o sabor da abóbora com uma deliciosa feijoadinha para um jantar a dois? Esta receita de Roberta Ciasca, do Oui Oui, é uma ótima pedida. Serve duas pessoas e tem um tempo de preparo de 30 minutos.

Feijoadinha de abóbora japonesa com camarões (Foto: Andrea Marques/Fotonauta)

A receita de feijoadinha de abóbora japonesa com camarões é perfeita para um jantar romântico (Foto: Andrea Marques/Fotonauta)

2. Sopa de abóbora com curry
Você gosta de temperos mais fortes? Então vai adorar a receita de sopa de abóbora com curry, da StockFood. Ela é perfeita para dar aquela esquentada nos dias frios, servindo quatro pessoas e com um tempo de preparo de 1h10min (mais 12 horas para deixar as lentilhas de molho).

Sopa de abóbora com curry  (Foto: Great Stock! / StockFood)

A sopa de abóbora com curry é perfeita para esquentar os dias frios (Foto: Great Stock! / StockFood)

3. Frango na abóbora
A casca dura e grossa permite que a abóbora cabotiá seja esculpida e o recheio servido na própria parte interna do legume, deixando o prato ainda mais saboroso. Essa é a ideia da receita de frango na abóbora, de Gislaine Oliveira. Tem um rendimento de seis a oito porções e um tempo de preparo de uma hora.

Frango na abóbora (Foto: Rogério Voltan/ Editora Globo)

O frango na abóbora fica delicioso quando servido no próprio legume (Foto: Rogério Voltan/ Editora Globo)

4. Cubos de abóbora assada com crosta crocante de parmesão
Uma ótima opção para petisco são os cubos de abóbora assada com crosta de crocante de parmesão. A receita de Charlô Whately, do Charlô, rende seis porções e demora 30 minutos para ficar pronta.

Cubos de abóbora assada com crosta crocante de parmesão (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)

Cubos de abóbora assada com crosta crocante de parmesão são deliciosos petiscos (Foto: Iara Venanzi/Casa e Comida)

5. Crema di zucca (sopa de abóbora)
Também conhecido como purê ou sopa de abóbora, o crema di zucca é um prato recomendado para noites frias em família. A receita de Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè e do Spago, serve quatro pessoas e fica pronta em 50 minutos.

Crema di zucca (sopa de abóbora) (Foto: Casa e Comida)

O crema di zucca (sopa de abóbora) é perfeito para noites quentes em família (Foto: Casa e Comida)

6. Abóbora cabotiá assada com mel e azeite
Receitas que aquecem a alma nos dias mais frios fazem sucesso nas refeições em família. Pesando nisso, a marca de azeite Sacciali separou um prato delicioso de abóbora ao forno, temperado com mel, vinagre balsâmico e azeite. A receita tem um preparo simples e fica pronta em apenas cinco passos.

Abóbora japonesa ao forno fica uma delícia e leva mel e vinagre balsâmico no preparo. Veja o passo a passo! (Foto: Divulgação)

Abóbora japonesa ao forno fica uma delícia e leva mel e vinagre balsâmico no preparo (Foto: Divulgação)

7. Caldo de abóbora cabotiá com linguiça defumada
Este caldo de abóbora com alecrim ganha a companhia de linguiça defumada e se transforma em um creme ainda delicioso. A sugestão da Eder rende quatro porções e leva 30 minutos de preparo.

Creme de abóbora com linguiça defumada (Foto: Divulgação)

Creme de abóbora fica ainda mais deliciosa com linguiça defumada (Foto: Divulgação)

8. Sopa de abóbora com wasabi
Uma ótima sugestão de jantar fora do usual é a receita de sopa de abóbora elaborada pela chef Yasmine Bahiense, do Margot Bistrot. O prato leva cogumelos e ervas, mas fica ainda mais saboroso com toque de um tempero tradicional da culinária japonesa: o wasabi.

Receita sopa de abóbora com mix de cogumelos é fácil de fazer e saborosa (Foto: Divulgação)

Receita sopa de abóbora com mix de cogumelos é fácil de fazer e saborosa (Foto: Divulgação)

9. Risoto de abóbora cremoso com castanhas
Risoto é uma deliciosa opção de refeição completa e fica ainda melhor quando leva abóbora. A receita da chef Tânia Godoi é uma alternativa para quem segue uma alimentação vegetariana. Cremoso e com um gostinho de castanha do Pará, muito característico do Brasil, o prato é servido no hotel Yoo2 Rio.

Receita veggie de risoto de abóbora com castanhas promete prato saboroso e com muita cremosidade (Foto: Divulgação)

Receita veggie de risoto de abóbora com castanhas promete prato saboroso e com muita cremosidade (Foto: Divulgação)

10. Sopa detox de abóbora e couve
Para quem está realizando a dieta da sopa ou fazendo um detox, esta receita de sopa detox de abóbora e couve é uma ótima opção. Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde. Rende três porções e leva apenas 30 minutos para ficar pronta.

Sopa detox de abóbora e couve, da nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde (Foto: Divulgação )

Sopa detox de abóbora e couve, da nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde (Foto: Divulgação )