Nosso Campo

Por Nosso Campo, TV TEM


Alta no preço da borracha anima produtores — Foto: Reprodução/TV TEM

Em época de safra, a faca usada no corte do tronco da seringueira tem que estar o tempo todo afiada, pronta para extrair o látex que sairá nos próximos meses.

Por conta da estiagem, Dirceu Monteiro começou a extração da borracha um pouco depois do planejado, mas diz que aproveitou esse tempo para investir nos painéis das árvores e colher uma safra melhor.

Dirceu tem 24 mil árvores em produção no município de Onda Verde (SP). Ele espera colher 200 toneladas de coágulo de borracha. É mais que na última safra, quando faltou mão de obra e a produção foi menor.

Para alegria de quem produz, o preço também melhorou. O aumento gira em torno de 12%.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 08/11/2020)

Alta no preço da borracha anima produtores

Alta no preço da borracha anima produtores

Fábio Magrini, presidente da Apabor, diz que essa alta no preço no início da safra é importante, pois anima o produtor. Segundo ele, a expectativa é que cubra os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus.

Os seringais ocupam uma área de 133 mil hectares no estado de São Paulo, sendo 75 mil em produção. A maior parte fica no noroeste paulista, que responde por 64% do que é produzido no país. Os números são do Instituto de Economia Agrícola.

No município de Ipiguá (SP), a sangria também já começou. São 40 hectares plantados de seringueiras, 28 mil pés em produção. Eles esperam colher até o meio do ano que vem 260 toneladas, entre látex e coágulo de borracha.

O gerente Leandro Moyano Koch conta que a chuva é peça fundamental no desenvolvimento dos seringais. Ele diz que em dezembro deve acontecer outra alta no preço da borracha, começando primeiro no mercado externo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!