Por Globo Rural


Lodo de esgoto vira adubo e colabora com meio ambiente e produtores

Lodo de esgoto vira adubo e colabora com meio ambiente e produtores

Um composto feito a partir de lodo de esgoto está sendo usado na agricultura como adubo e pode reduzir a quantidade de fertilizante que o Brasil precisa importar.

Cerca de 27% da população brasileira não conta com saneamento básico e boa parte do esgoto fica a céu aberto, indo direto para rios e lagos. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 43% destes detritos são coletados e tratados. O restante fica exposto e gera impactos negativos ao meio ambiente.

Quando tratado, o lodo é transformado em um resíduo sólido. Quase toda empresa de saneamento descarta o componente em aterros sanitários, onde ele se junta a todo tipo de lixo. Além dos problemas ambientais, o descarte também sai caro para as estações de tratamento.

O lodo do esgoto contém cerca de 85% de água, 20% de matéria orgânica e minerais, incluindo nutrientes para plantas, como nitrogênio, cálcio e potássio. Por outro lado, há também os chamados metais pesados, o chumbo e cádmio, por exemplo, que podem ser tóxicos para o nosso organismo.

Por causa desses metais e do excesso de microorganismos ruins para a saúde é que o lodo não pode ser usado diretamente como adubo: é preciso transformá-lo, primeiro, em um composto orgânico.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos: mais assistidos do Globo Rural

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!