Nosso Campo

Por Nosso Campo, TV TEM


Produtores tentam manter produtividade do rebanho de leite com chegada da estiagem — Foto: Reprodução/TV TEM

As mudanças climáticas, como a falta de chuva, mudam o aspecto das pastagens. O mato seco e pouco nutritivo interfere diretamente na produção de leite.

Elitom Oliveira, pecuarista em um sítio em Bady Bassitt (SP), cria vacas da raça girolando e conta que durante a estiagem é necessário ajustar o manejo do rebanho.

As vacas precisam de nutrientes para produzir leite e o pasto perde nessa época de frio. Ao invés de pastar, as vacas passam a se alimentar no cocho, com silagem de milho e ração, consumindo em média 20 quilos de volumoso.

Para diminuir as despesas com a alimentação no cocho, uma opção para os produtores de leite é investir no pastejo de inverno.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 22/05/2022)

Produtores tentam manter produtividade do rebanho de leite com chegada da estiagem

Produtores tentam manter produtividade do rebanho de leite com chegada da estiagem

Na propriedade do Luiz, em Bady Bassitt (SP), já começou a ser semeado o trigo, que vai servir de alimento para as vacas durante toda estiagem.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola, além do trigo, podem ser usados como forragem de inverno outros grãos, como a aveia. Todos têm alto valor nutritivo.

Se o produtor não adotar nenhuma medida para melhorar a nutrição das vacas no inverno, a produção de leite pode cair até 60%.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você