Agricultura NaturalARTIGOSMeio Ambiente

[Afonso Peche Filho] – “Enchentes – Chuva ou Estupidez”

AFONSO PECHE FILHO
Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas

Contato: https://www.facebook.com/afonso.pechefilho

Ao longo do tempo aumenta o caso de enchentes em pequenas e grandes cidades. Quanto mais crescimento urbano, mais enchentes ocorrem. Uma característica do noticiário em períodos de verão são relatos perplexos sobre a dimensão de alagamentos e os danos “causados” pelas chuvas. Não é difícil encontrar notícias ligando erroneamente os problemas de enchentes com as “mudanças climáticas”.

Poucas notícias relacionam, efetivamente, os problemas com a falta de sensibilidade técnica na ocupação de áreas para urbanização. Os muitos que incentivam e planejam a ocupação do território municipal adotam o urbanismo primitivo, transformando qualquer área em quarteirões (quadrados grandes); quarteirões em terrenos; terrenos em construções.

A impermeabilização do solo causada por construções, associada a uma malha de drenagem com base na estrutura viária, promove uma mudança radical na hidrologia natural, aumentando o fluxo e a quantidade de água que chega na calha dos córregos e rios.

A falta de sensibilidade técnica para a qualificação hidrológica cega os planejadores e ocupantes de áreas urbanas. A falta de “compaixão ambiental” do mercado imobiliário e da construção civil asseguram um inferno aos que ignoram o risco, se alojando em áreas de futuras enchentes.

Não se vê inovação e criatividade nos loteamentos nem nas suas construtoras.  Os planos diretores asseguram os direitos de uma minoria econômica, condenando a comunidade à gestão do caos ambiental. Não é chuva que causa enchente, é a estupidez. A enchente é uma resultante sinérgica de erros humanos.

Na prática podemos elencar alguns pontos que causam enchentes na cidade:

1 – Urbanismo primitivo.

2 – Desconhecimento de planejamento hidrológico.

3 – Impermeabilização sem critérios.

4 – Ocupação em áreas de nascentes.

5 – Linearização de corpos de corpos d’água.

6 – Canalização inadequada.

7 – Retirada de vegetação ciliar.

8 – Ocupação de áreas ciliares.

9 – Erosão e poluição urbana.

10 – Assoreamento de calha.

Related posts

[Marco Antônio Jacob] – Um Brasil sem políticas públicas cafeeiras

Mario

[Afonso Peche Filho] – “O Homem Hidrológico”

Mario

[Grupo Vittia – Bio Soja] – Potássio na Cultura do Cafeeiro

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais