Agenda Cursos e Eventos

Patrocínio:

Apoio: FUNDEPAG

Breve Resumo:

Apresentações, visão geral do projeto e alinhamento de expectativas dos participantes;

Nivelamento de conceitos básicos de Inovação, definições, diferentes usos e contextos. Paralelo com realidade dos NITs e ICTESPs;

Inovação no Brasil – Realidade, desafios, evolução histórica, casos de sucesso, tendências. Open Innovation. Papel das ICTs na inovação.

Discussão e construção de diretrizes estratégicas dos NITs: Papel e missão, ambiente, atores, desafios, estratégia. Orientações gerais da legislação.

Construção da primeira versão da Diretriz de Inovação de cada ICT – definições, importância e propósito específicos para cada contexto.

Nivelamento sobre Propriedade Intelectual – Marca, Patente, Desenho Industrial, Topografia de Circuito, Cultivar, Direito Autoral e Direitos Conexos. Segredo Industrial. Importância das bases de dados como fonte de informação tecnológica. Uso estratégico da proteção da propriedade intelectual.

Nivelamentos e discussões sobre Empreendedorismo, Incubação, Aceleração. Características dos empreendedores, diferença entre empreendedor e empresário, empreendedorismo em ICTs. Ecossistema de empreendedorismo e startups.

Visão geral do processo de Transferência de Tecnologias para pequenas, médias e grandes empresas; Alternativas no caminho da geração de inovação.

Benchmark internacional sobre NITs – estruturas, processos, prioridades, perfis. Inspiração com alguns casos de sucesso.

Framework geral de NITs; Exercício prático para identificação do grau de maturidade de cada processo em cada ICT; desafios, oportunidades de colaboração e melhoria.

Criação de um Plano de Ação por NIT / ICT e priorização dessas ações.

Revisão das Diretrizes de Inovação de cada ICT.

Planejamento e alinhamento sobre módulos seguintes.

Publico Alvo: Colaboradores da APTA

Local: Polo Regional Leste Paulista - Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, Km 03 - Monte Alegre do Sul/SP

Participantes: 31