IZ desenvolve produto natural capaz de combater carrapatos em bovinos

Uma nova formulação de produto à base de óleos essenciais, capaz de controlar carrapatos em bovinos de forma rápida e eficiente, está pronta para ser comercializada. A fórmula foi desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Cecília José Veríssimo e Luciana Morita Katiki, e o aluno de pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ, o farmacêutico Leandro Rodrigues, em parceria com o bioquímico Germano Scholze, proprietário da empresa HYG System. Segundo os pesquisadores do IZ, no mundo todo empresas e cientistas buscam o desenvolvimento de formulações alternativas, de origem natural, para o controle dos carrapatos em bovinos, devido à resistência destes aos produtos químicos. O Instituto de Zootecnia é ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O produto foi desenvolvido em pesquisa realizada pelo IZ desde 2015. No ano passado, o projeto recebeu aporte financeiro da empresa HYG System, por meio de um termo de cooperação técnico-científico de desenvolvimento conjunto, que teve a assessoria técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IZ/APTA), da negociação ao instrumento jurídico firmado.

O diferencial do produto é a não utilização de composto sintético em sua formulação e sua ação rápida sobre os carrapatos. Em testes in vivo, ou seja, realizados no animal, ocorre a morte de diversas fases do carrapato (larvas, ninfas, machos e fêmeas) em 48 horas, reduzindo significativamente a contagem de carrapatos nos animais logo na primeira semana. O teste in vitro mostrou 100% de mortalidade da fêmea, que nem chega a por ovos.

O preço do produto no mercado deve competir com os carrapaticidas em uso. “Esta é mais uma opção que a pesquisa paulista disponibiliza aos produtores rurais”, diz Cecília, que trabalha com o controle do carrapato-do-boi há mais de 30 anos e diz nunca ter visto um produto alternativo tão eficiente quanto este.

“O projeto é muito positivo, pois com esse trabalho de parceria priorizamos o desenvolvimento de um produto que seja usufruído de imediato pelos produtores, beneficiando, principalmente, os animais, por ser de origem natural”, explica Luciana.

De acordo com estimativas publicadas em 2014, coordenadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), as perdas decorrentes da infestação de carrapatos em bovinos ultrapassam US$ 3 bilhões por ano no Brasil. Cecília explica que o carrapato do boi (Rhipicephalus microplus) ataca principalmente as raças de origem europeia, sendo a Holandesa, utilizada para produção de leite, muito suscetível. “As raças zebuínas, como Nelore, Gir e Guzerá, muito utilizadas no Brasil, têm resistência natural aos carrapatos, diferente das raças europeias, muito suscetíveis a esses ectoparasitas”, explica. Além disso, os carrapatos transmitem duas doenças aos animais, a anaplasmose e a babesiose, conhecida popularmente como “tristeza parasitária bovina”, que ocasionam febre alta e anemia, podendo causar a morte de bezerros.

NIT-IZ

O projeto desenvolvido pelo IZ e a empresa HYG System foi a primeira parceria assinada pelo Instituto nos moldes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IZ) e deve trazer ganhos estratégicos para a equipe de pesquisadores envolvida no projeto, Instituto e empresa parceira, sendo uma parceria de desenvolvimento conjunto de pesquisa, com cláusulas de sigilo.

A parceria está amparada pela Resolução nº 12, assinada pela Secretaria de Agricultura em março de 2016, que regulamenta questões relacionadas à organização e gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia das instituições científicas e tecnológicas da Pasta, com a interveniência de uma fundação de pesquisa, que neste caso é a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Para Scholze, o desenvolvimento em conjunto com o IZ traz credibilidade ao produto. “Trabalho há alguns anos com óleos essenciais e sabíamos o potencial deles para o controle do carrapato, porém, o projeto com o IZ possibilitou a realização de diversos testes para a comprovação de eficiência”, afirma.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, esse projeto mostra a importância de se desenvolver trabalhos em conjunto, que resultem em inovações para o setor de produção. “Este novo produto pode revolucionar a pecuária brasileira e, com certeza, trará ganhos para o setor produtivo, para os pesquisadores, para o instituto e para a HYG System. O desenvolvimento de inovações tecnológicas é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, diz.

As empresas interessadas em desenvolver projetos e parcerias com o IZ podem entrar em contato com o NIT-IZ pelo e-mail nit@iz.sp.gov.br ou telefones (19) 3476-0904 ou (19) 3476-0952.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA