Tecnologias - Instituto de Tecnologia de Alimentos

Processo de desaeração de autoclaves operadas sob pressão

A operação denominada desaeração é uma das etapas do processo de esterilização em autoclaves que operam sob pressão de vapor. Tem por finalidade a remoção total do ar do interior do equipamento por meio de injeção de vapor, garantindo a uniformidade de temperatura e eficiência da esterilização de alimentos. Ainda que de relativa curta duração, grandes quantidades de vapor são gastas, o que torna a desaeração onerosa para as indústrias do setor. As autoclaves a vapor são as de configuração mais simples em relação a outros tipos e as que requerem menor investimento e, portanto, fazem parte do parque de equipamento de muitas empresas processadoras de alimentos esterilizados, como carnes, vegetais, sardinhas e enlatados. O método alternativo proposto nesta patente consiste em desaerar autoclaves a vapor utilizando água. Testes em planta-piloto demonstraram que a desaeração por água foi eficiente no seu propósito de retirar o ar do equipamento é vantajosa na economia de vapor, chegando a apresentar redução de 50% da necessidade de vapor em relação à desaeração convencional.

Data de publicação:02/03/2018

Sua mensagem foi enviada com Sucesso!