APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

17/05/2017
População terá a oportunidade de colher café no pé em São Paulo durante evento do Instituto Biológico
A população terá uma oportunidade única no próximo dia 24 de maio de 2017, às 10h, quando será possível se paramentar com chapéu, peneira e balaio e realizar a colheita de grãos de café, prontinhos para serem beneficiados e levados à xícara. O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará o já tradicional Sabor da Colheita, evento que marca o início da safra de café no Estado de São Paulo. O instituto de pesquisa, que mantém um dos maiores cafezais urbanos do País – com 2.000 pés de cafés –, completará 90 anos de atividade em 2017.

Orientada por instrutores experientes, a população poderá vivenciar uma atividade realizada por muitos agricultores brasileiros e que já foi rotina de muitos paulistanos, no final do século XIX e início do século XX. “O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta e economia paulista. Todo o processo será orientado por especialistas para que seja feita a colheita seletiva, com a retirada dos grãos bem maduros”, explica Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

Parte dos grãos colhidos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que distribuirá a entidades assistenciais do Estado. Em 2016, o IB doou 82 quilos de café arábica, divididos em 328 pacotes de 250 gramas.

Além do tradicional cafezinho, o público também poderá se deliciar com broa de milho, canjica e comidas típicas caipiras. “Tudo para resgatar a importância do campo e do produtor rural para a população da cidade. O Sabor da Colheita recebe sempre muitas crianças acompanhadas de seus pais ou avós, que querem apresentar o trabalho que realizavam no campo”, afirma Batista Filho.

Também serão demonstrados no evento o despolpamento do café e a secagem em terreiros suspensos. Às 14h, será oferecida ainda a Oficina de Gestão e Inovação para Cafeterias, como parte do termo de cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), com apoio do IB.

IB mantém um dos maiores cafezais urbanos do País

O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbano do País. Ao todo, são cerca de 2.000 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB, Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do IB estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, explica.

As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já visitaram a atração do Instituto de pesquisa paulista.

“O Sabor da Colheita já é um evento tradicional da cidade de São Paulo, que marca o início da colheita de uma das principais commodities brasileiras e retoma a importância histórica do café para a cidade e para o Estado. Eventos como esse levam conhecimento e aproximam a população dos Institutos de pesquisa, uma das orientações do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O 12º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), das cooperativas de café do Estado de São Paulo e da empresa Syngenta.

SERVIÇO

12º Sabor da Colheita


Data: 24 de maio de 2017

Horário: 10h

Local: Instituto Biológico

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, São Paulo, SP.

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

19 2137-8933

|Voltar|