APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

13/06/2017
Pesquisador da Austrália conhece pesquisas do IB em sanidade vegetal
O pesquisador da University of New England, da Austrália, Andrew Robson, realizou uma visita para conhecer os trabalhos do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 19 de maio de 2017. Interessado em sanidade vegetal, o pesquisador da Austrália teve a oportunidade de conhecer os trabalhos do IB na área e visitar o Laboratório de Resíduos de Pesticidas do IB, que monitora os resíduos de agrotóxicos nos alimentos. A visita pode render parcerias entre o IB e a Universidade australiana.

 Robson foi recebido pela pesquisadora e diretora-geral substituta do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos. A visita foi acompanhada por Alberto Amorim, do gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Ricardo Harakava, João Justi, Líria Okuda e Sérgio Monteiro, pesquisadores do Instituto Biológico.

 De acordo com Ana Eugênia, a visita pode render parcerias entre o IB e a University of New England na área de sensoriamento remoto, no monitoramento de pragas e doenças das plantas cultivadas, com ênfase nas culturas de citros, cana-de-açúcar, amendoim e banana. “Muito da tecnologia por eles utilizada pode ser adequada às condições brasileiras, possibilitando trabalhos em parceria com o IB e empresas do País, especialmente em São Paulo”, conta. 

 Para a pesquisadora e diretora-substituta do IB, a visita foi importante para estreitar lanços com o pesquisador e com a Universidade australiana. “Também foi interessante para conhecermos como são realizadas as pesquisas científicas em outros países e como se dá a captação de recursos da iniciativa privada para a condução de pesquisas científicas”, afirma.

Além das pesquisas na área vegetal, Robson conheceu os trabalhos do IB na área de sanidade animal e visitou o cafezal urbano do Instituto, composto por dois mil pés de café. O IB mantém um dos maiores cafezais urbanos do País na Vila Mariana, a cinco minutos de Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista.

“Trabalhar em conjunto com diversas instituições de pesquisa, principalmente do exterior, é fundamental para inovar. Essa troca de conhecimento é muito positiva e incentivada pelo governado Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA


 

|Voltar|