APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

06/09/2017
58 rótulos de cachaça artesanal participam de concurso realizado pela APTA
Produtores de 17 alambiques de cachaça artesanal, em um total de 58 rótulos, se inscreveram para participar do concurso regional Cachaça com Ciência, que será realizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O concurso premiará as melhores cachaças produzidas no Estado de São Paulo em quatro categorias: descansada, envelhecida, premium e extra premium.

A avaliação será feita por sete especialistas na bebida no dia 14 de setembro de 2017, às 10h. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de setembro, a partir das 14h. O concurso Cachaça com Ciência integra a programação do IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio, evento organizado pela APTA e que marca os 80 anos da UPD de Jaú da Agência.

Participam do concurso cachaças artesanais produzidas em Itupeva, Paraibuna, Jaú, Fernão, Dois Córregos, Pederneiras, Lençóis Paulista, São Paulo, Mirassol, Bocaina, Pratânia, Dracena, Capivari e Torrinha.

O objetivo do concurso Regional Cachaça com Ciência é premiar as melhores cachaças produzidas em São Paulo e auxiliar os produtores na melhoria do processo de produção da bebida. “O reconhecimento da qualidade do produto pode ser um incentivo aos produtores para que tenham um processo de obtenção da cachaça artesanal de modo cada vez mais tecnificado. Além disso, será uma oportunidade para que eles divulguem seus produtos. Alguns produtores chegam a relatar que a procura pela cachaça cresceu em até 30% após conquistarem medalhas em concursos”, afirma Gabriela Aferri, chefe da UPD de Jaú da APTA.

A avaliação será feita seguindo quatro critérios: visual, que avaliará limpeza, cor e viscosidade; olfativo, em que serão analisados o teor alcoólico, natureza e acabamento; gustativo, com critérios como corpo, acidez e álcool; e final, com avaliação da qualidade, retrogosto, harmonia e personalidade. 

“Iniciativas como essa são importantes para valorizar o trabalho dos produtores paulistas e orientá-los sobre como podem melhorar a produção. Essas são recomendações do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Treinamento na produção de cachaça

Desde 2016, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú da APTA realiza treinamentos para a produção de cachaça artesanal. Os cursos têm como foco transmitir os resultados de pesquisa com a bebida, obtidos pelos pesquisadores e técnicos da Agência. Durante o IV Encontro DNA – Desenvolvimento Nosso Agronegócio, a APTA realizará transferência de tecnologia na área, tirando dúvidas dos produtores e orientando sobre o processo de produção da bebida.

IV Encontro DNA

De 13 a 15 de setembro de 2017, a APTA realizará o IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio, com o objetivo de ser um facilitador para que todos os segmentos envolvidos com a produção rural local e regional tenham um ambiente favorável para discussão e análise do agronegócio. O evento marca a comemoração dos 80 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú da Apta.

Serão oferecidos cursos de curta duração, treinamentos técnicos e um dia de campo. Um ciclo de palestras com os conceitos atualizados de gestão e administração eficiente dos diversos segmentos do agronegócio será organizado para fomentar e embasar as ações de empreendedorismo na região de Jaú. Serão discutidos ainda temas relacionados às oportunidades de negócios, nichos de mercado, regulamentação e legislação nas atividades rurais.

O IV Encontro DNA: Desenvolvendo Nosso Agronegócio será organizado pela UPD Jaú da APTA, Cooperativa Agrícola do Jahu, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CatiI-EDR Jaú) e A&E Arquitetura e Empreendimentos. O evento contará com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Prefeitura Municipal de Jaú, Sindicato Rural, Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (Esalq/Usp) e Instituto Agronômico (IAC-APTA).

SERVIÇO

Premiação Concurso Regional “Cachaça com Ciência”


Data: 15 de setembro de 2017

Horário: A partir das 14h

Local: Unidade de Pesquisa de Jaú da APTA

Endereço: Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, Km 304, Jaú (SP).

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

(19) 2137-8933

|Voltar|