bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

116 anos: IZ contribui na evolução da pecuária com sustentabilidade nos sistemas de produção

Instituto comemora aniversário com inauguração de dois laboratórios, parcerias com empresas privadas e webinar

A adoção de tecnologias sustentáveis e produtivas traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos nas diversas cadeias da pecuária - do produtor ao consumidor final. Com esta missão, o Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 116 anos em 15 de julho de 2021, data em que se celebra o Dia do Pecuarista. O aniversário do Instituto, que foi fundado em 1905, será comemorado com o compartilhamento de informações, inaugurações e parcerias público-privadas, mantendo o compromisso do IZ com a inovação na pecuária.

A partir das 9 horas, do dia 15, será realizado "Webinar Comemorativo 116 anos de IZ: áreas estratégicas e seus impactos na cadeia produtiva", transmitido pelo youtube do Canal Giro do Boi e ao vivo no Canal do Criador. Acompanhe a programação completa em https://bit.ly/Webinar116anosIZ.

Na mesma data, às 17 horas, será inaugurado o Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte e assinado o protocolo de intenções com a JBS e a SilvaTeam, para o desenvolvimento de pesquisas com foco na redução e até neutralização das emissões de carbono, trabalhando na neutralidade climática da pecuária.

No dia 17 de julho, sábado, às 9 horas, será inaugurado em Nova Odessa o Laboratório de Referência da Qualidade do Leite, que desenvolve pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em cinco macros regiões do estado de São Paulo.

Webinar

A abertura do webinar, às 9 horas, conta com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui, o diretor do IZ Enilson Geraldo Ribeiro, e o diretor de Relações com Pecuarista da Friboi Fábio Guerra Dias. O evento terá apresentação de Mauro Ortega, do Giro do Boi. Na sequência, ocorrerão palestras das três áreas de produção sustentável do IZ, com abordagem dos principais resultados e impactos nas cadeias produtivas e sociedade. O evento será finalizado com mesa redonda dos palestrantes e mediadores.

A primeira palestra sobre Produção Sustentável de Leite será explanada pelo diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, pesquisador Luiz Carlos Roma Jr., e mediada pela zootecnista Ana Paula Roque, assistente de planejamento da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI).

Já o tema Produção Sustentável de Carne terá a diretora do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ, pesquisadora Joslaine Cyrillo, com mediação de Gerson Sanches, gerente de operações da Central Bela Vista.

A terceira apresentação sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária será abordada por Karina Batista, pesquisadora do IZ no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Forragicultura, e mediada por William Marchió, da CRIATEC - Consultoria em Agronegócios.

O diretor geral do IZ, Enilson, destaca a relevância deste aniversário que abordará as pesquisas do Instituto, que buscam incrementar a produtividade do setor agropecuário, promovendo uma pecuária eficiente e sustentável nas diversas cadeias. "As pesquisas geradas ao longo dos 116 anos, trazem benefícios aos meios científico e técnico, e em todo o elo das cadeias produtivas [do campo à mesa]. As tecnologias desenvolvidas, no IZ, mantém o Instituto na vanguarda de sistemas de produção sustentáveis, com reflexos no Brasil e internacionalmente."

"Com as tecnologias transferidas ao produtor, é possível minimizar os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema com a utilização das técnicas de manejo amplamente estudadas pelo IZ, como suplementação alimentar e aditivos (mitigação), aplicação dos conceitos de bem-estar, confinamento estratégico, aumento da eficiência alimentar (CAR), reprodutiva e sanitária, melhoramento genético animal e vegetal, introdução de leguminosas e introdução com agricultura (integração lavoura-pecuária) e florestais (integração lavoura-pecuária-floresta)", detalha Enilson.

Inaugurações

Ainda durante à tarde do dia 15, às 17 horas, ocorrerá a inauguração do Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte, coordenado pela pesquisadora do IZ, Renata Branco Arnandes e serão assinados os Protocolos de Intenções com as empresas JBS e a SilvaTeam. Essas parcerias têm o objetivo de redução e até neutralização das emissões de carbono, trabalhando na neutralidade climática da pecuária.

As empresas em conjunto com o IZ realizarão o projeto "Avaliação de produto à base de tanino como uma alternativa aos ionóforos sobre o desempenho, emissão de metano entérico, fermentação ruminal de Nelores não castrados terminados em confinamento", com o comprometimento da neutralização dos gases de efeito estufa na produção de carne bovina.

"O estudo propõe a redução das emissões de gases de efeito estufa pelo aumento da eficiência da utilização de alimentos e utilização de aditivos que otimizam a fermentação ruminal", ressalta Renata.

No dia 17, sábado, o Secretário da Agricultura estará no IZ, em Nova Odessa, para a inauguração do Laboratório de Referência da Qualidade do Leite, no Centro de Bovinos de Leite, coordenado pelo diretor técnico Weber Vilas Boas Soares, pesquisador do IZ.

O Laboratório desenvolve pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em mais de 110 propriedades de produção de leite bovino e bubalino em cinco macro regiões paulistas.

A transferência de tecnologia se faz com base nos resultados das análises de qualidade do leite auxiliando os produtores em termos de produção, nutrição, protocolos e cuidados na ordenha, manejo, visando o bem-estar do rebanho, economia e mais recentemente também auxilia os produtores de sistemas orgânicos e aplicação de terapias alternativas. "Dessa forma, o produtor terá informações seguras para a tomada de decisão, podendo incrementar sua atividade de maneira eficiente e sustentável", destaca Weber.

Além do Laboratório da Qualidade do Leite localizado em Americana, interior paulista, o Instituto possui um laboratório itinerante [trailer] para expandir a abrangência das pesquisas junto ao produtor em mais regiões do Estado. "Com isso é possível auxiliar na divulgação de resultados de pesquisas e novas tecnologias desenvolvidas, ou seja, é o resultado das pesquisas chegando até o produtor", destaca o diretor do Centro de Bovinos de Leite, Luiz Roma.

Áreas estratégicas IZ em produção sustentável

Em 2018, com o aporte financeiro da FAPESP, foi idealizado um Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IZ (PDIP/IZ), onde foram priorizadas três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, alinhadas com a missão institucional, com os programas estratégicos da SAA e com as políticas públicas do Estado de São Paulo.

A Produção Sustentável de Carne tem por objetivo aumentar a difusão de tecnologias para o setor carnes, tanto com a expansão da disponibilidade de animais geneticamente superiores em características de importância econômica, resultados do Programa de Melhoramento das Raças Zebuínas e Caracu do IZ, assim como a intensificação da transferência das tecnologias geradas pela APTA Regional de Colina, onde o conjunto de pesquisas em nutrição e produção intensiva a pasto gerou o conceito de produção conhecido como Boi 777 [21 arrobas ao abate, com 24 meses de idade, bem abaixo da média nacional].

A Produção Sustentável de Leite está fundamentada nos pilares da resiliência da produção, bem-estar e qualidade do leite. Diversas técnicas de produção e manejo para auxiliar a produção sustentável, que pode ser desde técnicas reprodutivas como a inseminação artificial e/ou transferência de embriões até uso de terapias alternativas para substituição de antibióticos na produção animal, tudo com foco em produção e segurança alimentar. Em termos de sustentabilidade, o ambiente também é parte importante, por isso pesquisas com sistemas de produção integrados, manejo de dejetos e até mesmo bem-estar animal, promovendo não somente um equilíbrio ambiental, mas também socioeconômico ao sistema de produção.

Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) visa avaliar e identificar os sistemas integrados de produção em suas diferentes formas, com implantação e condução de arranjos produtivos para explorar sinergismos e propriedades emergentes nos compartimentos solo, plantas, animais e ambiente, demonstrando viabilidade técnica e econômica, bem como benefícios ecológicos e ambientais.

As áreas estratégicas e os programas institucionais atendem as demandas dos Programas de Governo e da sociedade, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista, como incremento da competitividade das cadeias de proteína animal; estímulo à expansão de agronegócios especiais e desenvolvimento do agronegócio familiar.

História

Com a contribuição do Doutor Carlos Botelho, que ocupava o cargo de Secretário de Agricultura, em 15 de julho de 1905 foi fundado, no baixo da Mooca em São Paulo, o Posto Zootécnico Central. Lá permaneceu até 1929 e depois se transferiu para o Parque da Água Branca, também na capital paulista. Pioneiro em pesquisas zootécnicas, o IZ foi oficialmente criado no dia 19 de janeiro de 1970, transformado de Departamento de Produção Animal (DPA) em Instituto de Zootecnia, órgão da Secretaria de Agricultura.

De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca, transferindo-se em 1975 para o município de Nova Odessa (SP), onde são mantidos os Centros de Pesquisa de Bovinos de Leite, de Nutrição Animal e Pastagens, de Genética e Reprodução Animal e de Zootecnia Diversificada [ovinos, bubalinos, suínos, aves e ovos].

Em Sertãozinho está o Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte. As Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento se localizam nos municípios de Registro [bubalinos], Tanquinho [suínos], Ribeirão Preto [Leite] e São José do Rio Preto [Bovinos de Corte].

As atividades desenvolvidas pelo Instituto têm a finalidade de promover a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bioenergia, e melhoria da qualidade de vida da população, concomitante a preservação dos recursos naturais.

Por Lisley Silvério
Assessora de Imprensa IZ

Notícias por Ano