13ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica premia seis bolsistas IAC

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou a 13ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), de 30 a 31 de julho, em Campinas.

O CIIC contou com a participação de 155 bolsistas. Durante o Congresso, foram apresentados 38 trabalhos orais e 117 pôsteres, que são os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsa de Inovação Tecnológica (PIBITI). Esses projetos são conduzidos no IAC, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ), APTA Regional, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite. Dentre todas as apresentações, foram desenvolvidos pelos institutos da APTA, 29 dos trabalhos orais e 92 dos pôsteres de projetos de pesquisa.

Uma banca faz a seleção dos melhores trabalhos. Três premiados são bolsistas do IAC na categoria oral e dois na categoria pôster. Na categoria oral, pelo PIBIC, foram agraciados os estudantes: Andressa JocianeFranzotti Menas, Marlon Muniz da Silva e Emile Manoele Armange, que receberam o prêmio “Maria Beatriz Perecin” de Iniciação Científica.

Andressa, orientanda da pesquisadora do IAC, Lilian Cristina Anefalos, apresentou o estudo sobre “Prospecção tecnológica da horticultura urbana e periurbana no município de Campinas”. A graduanda em geografia afirmou que a apresentação de seu projeto no CIIC colaborou para o seu crescimento acadêmico. “Esse projeto também norteará o meu trabalho de conclusão de curso de graduação”, disse.

O estudante Marlon expôs o estudo sobre “Identificação de híbridos naturais interespecíficos entre as espécies Acrocomiaaculeata e A. totai no estado de São Paulo, por meio de marcadores moleculares microssatélites”, sob orientação do pesquisador do IAC, Carlos Augusto Colombo. O trabalho “Otimização de inoculações de Xylella fastidiosa em plantas hospedeiras; oliveira, citros e tabaco”foi apresentado por Emile, orientanda deHelvécio Della Coletta Filho, pesquisador do IAC.

Na categoria oral PIBITI, o aluno premiado foi Luis Henrique dos Santos Rodrigues, orientando do pesquisador do IAC, Rodrigo Rocha Latado, com a pesquisa “Seleção de variedades de limão Siciliano tolerantes ao HLB com alta produção de óleos essenciais”.

Na categoria pôster, houve dois premiados:Pedro Henrique Gatto Juliano, pelo PIBIC, com orientação da pesquisadora do IAC, Mara Fernandes Moura,apresentando o trabalho “Desempenho agronômico de cinco variedades de uvas brancas para vinificação na região Noroeste de São Paulo”; e Gabriel Elias,selecionado com o trabalho “Análises de lipoxigenases, de açúcares e de taninos em genótipos de soja especial para alimentação humana”, orientado por Rose Marry Araújo Gondim Tomaz, pesquisadora do IAC.

Também houve bolsistas agraciados das demais instituições participantes. No total,foram premiados 22 trabalhos, sendo 16 apresentados por unidades de pesquisa da APTA: IAC, IZ, ITAL e APTA Regional.

Os alunos ingressaram em 2018 com bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Instituto Agronômico faz parte da comissão organizadora do CIIC juntamente com membros das instituições participantes e participa há16 anos do PIBIC. O PIBITI foi implementado no Instituto há nove anos. Em 2019, o evento foi coordenado pelo ITAL.