134 anos do IAC são celebrados com resultados e parceria

O Instituto Agronômico (IAC) celebrou 134 anos de contribuições com uma live comemorativa, na segunda-feira, 28, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, do diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui, o prefeito de Campinas, Dario Saadi, o secretário Municipal de Serviços Públicos Prefeitura, Ernesto Dimas Paulella e o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Orlando Melo de Castro.

O secretário, que representou o governador João Doria e o vice, Rodrigo Garcia, declarou que no Instituto começaram os grandes avanços da ciência, que resultaram na posição do agro dentro da economia nacional. “O agronegócio representa de 25 a 30% do PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo e do Brasil, e o IAC tem grande mérito nessa história”, destacou Borges.

Landell ressaltou o privilégio de comemorar 134 anos do Instituto disponibilizando novas tecnologias aos agricultores. “É permanente a busca por materiais melhores que aqueles já desenvolvidos e com perfil de sustentabilidade, seja pela maior adaptação às condições restritivas de clima e solo, seja pela tolerância às pragas e doenças que desafiam os cultivos”, relatou o diretor do IAC. Ele também agradeceu a todos os servidores do Instituto, que contribuem com as realizações da pesquisa e de sua transferência, e a todos os parceiros e agências de fomento, que confiam e investem na ciência paulista.

O coordenador da APTA, Sérgio Tutui, relatou que o IAC tem uma história invejável e uma escala de contribuições que poucas instituições no mundo têm. “Todos os dias, os 220 milhões de habitantes desse país, em algum momento, se alimentam por causa do IAC”, resumiu. Tutui ainda comentou que, atualmente, o termo inovação está na moda, mas que há 134 anos o IAC inova, gerando novas tecnologias.

Saadi recordou que, ainda na década de 70, já conhecia as tecnologias cafeeiras adotadas por seu pai, que foi cafeicultor em Pedregulho, interior paulista. Naquela época, o atual prefeito já ouvia os comentários positivos sobre as cultivares de café IAC Bourbon e Mundo Novo. “O IAC não só faz o melhoramento de culturas agrícolas, mas ele também foi fundamental para a vocação de ciência e tecnologia que Campinas tem”, afirmou.

A programação da live ainda reuniu apresentações de pesquisadores do IAC e depoimentos de produtores, representantes de associações e empresas, que adotam as tecnologias do Instituto.

Inovação/ Startups

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e a Prefeitura de Campinas assinaram um termo que prevê a implantação de um ambiente de inovação e apoio a startups e firmaram um acordo direcionado ao desenvolvimento de projetos de fortalecimento do ecossistema de inovação em Campinas e Região, tendo por base a sede do Instituto Agronômico.

A iniciativa tem por objetivo promover a competitividade das empresas em alto nível estratégico, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de novos negócios para o agronegócio. As atividades devem também impulsionar a inovação e o empreendedorismo sustentáveis em Campinas, aproximando os ecossistemas do conhecimento compostos por instituições de ciência e tecnologia, universidades e empresas da região. Em 60 dias deve ser elaborado um plano de trabalho com esse direcionamento.

O secretário destacou a importância da parceria com a prefeitura municipal. “Esse termo é um apoio à ciência e a esse símbolo de Campinas, que é o IAC. Essa ação conjunta irá possibilitar iniciativas de inovação e estímulos a startups, gerando resultados para o agronegócio de Campinas, de São Paulo e do Brasil”, disse.

Para o prefeito, o trabalho em conjunto irá proporcionar avanços nesse segmento, considerando a experiência da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia em startups. “Já estamos estudando propostas para desenvolver cursos de tecnologia em agronegócios”, adiantou Saadi, que agradeceu à Secretaria e ao IAC pela oportunidade de estabelecer essa parceria, que poderá contribuir para reforçar a vocação de Campinas como polo científico e tecnológico.

O protocolo assinado não envolve a transferência de recursos financeiros ou materiais entre as partes. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e a partir da publicação terá início sua vigência, que se estende pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Borges mencionou outra parceria de sucesso entre a Secretaria e a Prefeitura, que envolve a Usina de Reciclagem, instalada na fazenda Santa Elisa do IAC, em Campinas. Segundo o secretário, há prefeitos de outras cidades interessados em conhecer o trabalho para reproduzirem em seus municípios a atividade de reaproveitamento de resíduos.

No ato da assinatura também estiveram presentes a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos.

Por Carla Gomes
Assessoria de Imprensa IAC