16 bolsistas dos Institutos de Pesquisa da SAA são premiados no 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica

O 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2019, coordenado neste ano pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, teve a apresentação de 155 projetos de pesquisa, sendo que 29 trabalhos orais e 92 pôsteres foram apresentados pelos bolsistas do Instituto Agronômico (IAC-APTA), ITAL-APTA, Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e APTA Regional e outros 34 trabalhos foram dos bolsistas da Embrapa.

No total foram premiados 22 trabalhos, sendo 16 apresentados por unidades de pesquisa da APTA: IAC, IZ, ITAL e APTA Regional. O IZ teve a participação de 13 projetos Pibic e duas bolsistas receberam o “Prêmio Jovem Pesquisador do Instituto de Zootecnia” para melhor trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado.

A bolsista Thaís Scorsato Galvin, graduanda em medicina veterinária pela Faculdade de Americana (FAM), orientada pelo pesquisador Waldssimiler Teixeira de Mattos, recebeu o Prêmio com a apresentação oral do projeto “Produção de forragem de híbridos de Brachiaria em relação ao capim Marandu”, realizado no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens. O trabalho também teve a colaboração de Letícia Batista Lacerda e as alunas de mestrados do IZ, Jaqueline Silva Colanigo e Stela Soares Zamboin.

Thaís Galvin diz que foi muito importante participar do PIBIC. “Foi meu primeiro contato com a iniciação científica, e poder aprender como se faz um projeto, ver a execução e ainda sendo premiado, foi muito gratificante. Valeu a pena cada momento!”, enfatiza a estudante.

De acordo com Waldssimiler, o projeto desenvolvido pela bolsista é muito relevante, “pois a avaliação de novos híbridos de brachiaria e sua inserção no mercado dá ao produtor a condição de optar por um cultivar mais propício ao seu sistema de produção, proporcionando ganhos significativos com o seu rebanho”.

A segunda premiada na categoria pôster foi a bolsista Thais Fernanda Ribeiro, graduanda em Medicina Veterinária pela Unesp-Jaboticabal. Orientada pelo pesquisador Fábio Morato Monteiro, ela apresentou o trabalho “Temperamento de curral pode influenciar a temperatura superficial da pele e qualidade do sêmen de touros nelore?”, que também teve a colaboração da mestranda do IZ, Luana Gomes Fernandes; da doutoranda do IZ, Naiara Nantes Rodrigues; e da pesquisadora do IZ, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante.

Segundo os estudos, Thais verificou que ao avaliar a influência do comportamento animal durante o manejo no curral sobre características térmicas e qualidade seminal de touros Nelore, o temperamento de curral não influencia na temperatura corpórea, testicular e na qualidade seminal de Touros Nelore criados a pasto.

Para Thais Ribeiro, o Congresso proporcionou uma experiência muito enriquecedora, na qual foi possível conhecer uma variedade de temas e alunos de vários locais. “Com o Pibic tive um crescimento profissional enorme, pude vivenciar a pesquisa acadêmica, e adquiri um enorme conhecimento tanto na escrita – em relação a escrever um trabalho científico, como sobre o tema do meu projeto. A bolsa foi muito importante para a manutenção do projeto, além de ser um incentivo ao estudante”, detalha.

“Ter ganhado a premiação foi muito importante para mim, me fez acreditar mais no meu potencial, além de ser extremamente gratificante ter o trabalho eleito. Fica sensação de que valeu a pena, é o dever foi cumprido”, afirmou Thais Ribeiro.

Para o diretor-geral do IZ, Luiz Marques da Silva Ayroza, ao desenvolver as atividades de iniciação científica, o bolsista terá o domínio de métodos gerais e específicos de investigação na análise e atuação do conhecimento acadêmico-profissional. “A iniciação científica colabora muito para a formação de novos recursos humanos para a pesquisa, além de contribuir com a produção científica das instituições”, enfatiza Ayroza.

Todos os trabalhos apresentados pelos bolsistas dos programas PIBIC e PIBITI do CNPq, na forma de resumos simples ou expandidos – resultados das atividades de iniciação à pesquisa serão publicados nos Anais do evento e todos disponibilizados até dia 30 de agosto em www.ciie.net.br. As fotos do evento em http://www.ciic.net.br/fotos_ciic.html

CIIC 2019

O objetivo principal do Congresso é apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados às instituições participantes.

O CIIC 2019 é uma realização conjunta dos Institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e da APTA Regional, e da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Territorial. A Comissão Organizadora é formada por representantes das mesmas instituições.

Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa – IZ