2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis discute desafios da atividade, em Poços de Caldas (MG)

Os desafios da moderna cafeicultura vão ser debatidos vai durante o 2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis, que será realizado no período de 17 a 19 de novembro, no Palace Hotel de Poços de Caldas, município localizado na divisa entre o Sul de Minas e a Mogiana Paulista, tradicionais regiões produtoras de cafés. O evento é coordenado por Instituto Agronômico (IAC-APTA) - da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo -, Imaflora e Fundação 4C.
O simpósio faz parte da programação da terceira edição do “Nosso Café é Cultura”, evento que neste ano recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Certifica Minas Café, Polo de Excelência do Café e Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA).
Desde sua concepção, a segunda edição do Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis foi inovadora ao discutir junto com o setor cafeeiro os principais gargalos e demandas, por meio de uma consulta realizada na Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira, do Peabirus. Neste fórum, o tema contou com mais de 2000 visitas e 25 sugestões que ajudaram a organizar a programação do evento, conta o pesquisador do IAC Sérgio Parreiras Pereira, um dos coordenadores do simpósio.
O diferencial deste simpósio é que as apresentações aliam o conhecimento técnico e científico às experiências vivenciadas pelos cafeicultores e consultores, ampliando o debate e a integração entre os setores. De acordo com Pereira, “trata-se de um evento aberto a todos os programas de certificação em andamento no Brasil e seus parceiros de negócios. O foco é incentivar o debate sobre problemas prioritários comuns aos distintos modelos de certificação, que foram prospectados junto aos setores de interesse”.
O simpósio é voltado a produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, extensionistas, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, empresários e produtores agrícolas interessados no desenvolvimento do sistema agroindustrial do café.
Outras informações sobre o simpósio (programação completa, inscrições etc.) podem ser obtidas em: http://www.cafeculturaminas.com.br/
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende