9º Curso IZ sobre Controle da Verminose abordará uso de vacinas contra o verme

A verminose ainda é a doença de maior ocorrência nos criatórios de ovinos de todo o país. Para atender a demanda por informações e técnicas de controle da doença, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), realizará o “IX Curso Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes”, dia 31 de julho, em Nova Odessa, interior paulista. O evento abordará o fenômeno da resistência e alternativas de controle, como o uso de vacinas contra o verme Haemonchus contortus
A verminose é um dos principais problemas sanitários desses animais no Brasil e no mundo, principalmente, pela dificuldade no controle, em função da rapidez com que os nematoides desenvolvem resistência aos anti-helmínticos.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem alertado para o problema e apresenta aos produtores tecnologias já disponíveis pelo Instituto. “A difusão da tecnologia do IZ abre um leque de alternativas em relação ao uso mínimo de anti-helmínticos para o controle da verminose em pequenos ruminantes”, ressalta o Secretário Arnaldo Jardim. “As alternativas contribuirão com toda cadeia produtiva dos pequenos ruminantes, inclusive os consumidores, que se beneficiarão de produtos sem resíduos químicos”, enfatiza Jardim.
Com a alta incidência de verminose nos criatórios de ovinos e a ineficácia da maioria dos vermífugos, ocorre um descontrole da verminose que contribui intensamente para que os animais sofram com os vermes, em especial Haemonchus contortus, parasita localizado no estômago químico dos ovinos (abomaso), e que se alimenta de sangue, causando anemia. Um sintoma típico da anemia provocada por vermes é conhecido vulgarmente por “papeira” ou edema submandibular.
“A infecção pelo Haemonchus contortus e outros vermes pode ocasionar grandes prejuízos no rebanho, como menor desempenho, susceptibilidade a outras doenças infecciosas e parasitárias, sobrevindo, com frequência, a morte de animais susceptíveis, de todas as faixas etárias, mas, principalmente de animais jovens, que ainda não desenvolveram bem a sua imunidade”, explica a pesquisadora do IZ e coordenadora do curso, Cecília José Veríssimo.
Curso
O evento abordará o fenômeno da resistência dos vermes aos vermífugos, mostrando como se efetuar na prática o método Famacha® de avaliação da mucosa ocular e a importância do exame de fezes para se conhecer a eficácia do vermífugo que está em uso na propriedade.
A coordenadora diz que priorizarão a apresentação de estudos sobre alternativas para o controle da verminose. “Procuraremos abordar a importância da alimentação e, sobretudo, da proteína da dieta no controle da verminose”, enfatiza Cecília.
Também haverá palestra sobre uso da vacina no controle da verminose e será apresentado resultado sobre a possibilidade de se selecionar animais resistentes à verminose.
César Cristiano Bassetto doutor em Biologia de Parasitas e Microorganismos explica que a vacina utilizada é aplicada via cutânea para combater o Haemonchus contortus. “Com o uso da vacina há a redução de 80% na eliminação de ovos do verme e diminuição da carga parasitária”, destaca Bassetto.
A vacina, de acordo com Bossetto, não deixa resíduos na carne, podendo ir para abate sem tempo limite.
A mesma vacina também foi testada em bovinos, e Bassetto afirma que obtiveram ótimos resultados com redução da carga parasitária de Haemonchus placei Haemonchus similis.
O curso conta ainda com aula prática com ovinos. Os participantes aprendem a colher fezes para exame, efetuar o método de avaliação da mucosa ocular – Método Famacha® e avaliar a condição corporal dos animais.
O encontro, destinado a produtores, técnicos, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, visa atualizar conhecimentos sobre o controle da verminose em ovinos.
Informações sobre a programação e inscrição podem ser acessadas em www.iz.sp.gov.br, pelo (19) 3466-9413 e e-mail eventos@iz.sp.gov.br
 Texto: Lisley Silvério (MTb 26.194)
Assessoria de Imprensa – IZ