bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

A mobilização do setor alimentício na promoção do consumo responsável será tema de seminário gratuito coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos

Evento faz parte da Anufood Brazil, inédita feira de negócios exclusiva de alimentos e bebidas que ocorre de 12 a 14 de março em São Paulo

 

Alinhado à missão de contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens em benefício do consumidor e da sociedade, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) coordenará no próximo dia 14, às 10h, o seminário gratuito "Alimentos 2030 – A mobilização do setor alimentício na promoção do consumo responsável". O evento faz parte da programação da Anufood Brazil, inédita feira de negócios exclusiva de alimentos e bebidas, que ocorre de 12 a 14 de março no São Paulo Expo.

"As indústrias de alimentos e bebidas, principalmente as grandes, são muito criticadas quanto à adequação de seus produtos a uma nova exigência do consumidor. Acontece que o consumidor desconhece boa parte do que elas estão fazendo e essas empresas não têm atuado de uma forma eficiente na comunicação junto à sociedade", esclarece a motivação do tema Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do ITALl, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Para a promoção do seminário com conteúdo original e três horas de duração, o ITAL conta com a parceria estratégica das associações brasileiras da Indústria de Alimentos (Abia) e das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir). Ministrarão palestras Caroline Kurzweil, analista de pesquisa da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado, e Raul Amaral, coordenador técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, que lançará na oportunidade o módulo Iniciativas Empresariais do site www.alimentosprocessados.com.br, iniciativa destinada a abastecer a sociedade com informações sobre ciência e tecnologia de alimentos.

Com o objetivo de recomendar ações para ampliar e sistematizar a promoção do consumo responsável e sustentabilidade do sistema alimentar, o seminário será finalizado com um painel, em que serão representadas, além das parceiras Abia e Abir, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

Anufood Brazil

 

Além de coordenar o seminário Alimentos 2030, que está com inscrições abertas, o ITAL ministrará a palestra "Importância da embalagem na diminuição do desperdício" no congresso da Anufood Brazil, organizado pela FGV Projetos com a co-organização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A palestra de Luis Madi encerrará o painel "Os Gargalos da Distribuição de Alimentos", que ocorrerá no dia 13, das 14h30 às 16h30.

Apesar de estreante, a Anufood Brazil é a versão nacional da tradicional feira alemã Anuga. "É uma das duas maiores feiras de alimentos no mundo, coordenada pela Koelnmesse, que possui uma experiência fantástica na organização de feiras e que escolheu o Brasil, país que tem potencial para ser o maior produtor de alimentos industrializados do mundo", ressalta Madi.

Na feira, com expositores nacionais e internacionais, o visitante poderá visitar e visualizar oportunidades de negócios em dez setores: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks e Food Service. Também haverá um espaço dedicado a apresentações e workshops em áreas como padaria, confeitaria, chocolate e culinária contemporânea, chamado de Arena Gourmet. Além do Congresso Anufood Brazil e do Seminário Alimentos 2030, a programação inclui o "I Encontro Abrasel – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes".

Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com seis unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto de processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na NBR ISO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre). Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.sp.gov.br.

 

Informações para a imprensa

Jaqueline Harumi
(19) 3743-2757
comunicacaoital@ital.sp.gov.br

Tatiana Freitas
(19) 3743-1757
(19) 9 8251-3831
comunicacao@ital.sp.gov.br

Notícias por Ano