barrasp23 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Abelhas sem ferrão são nova atração do Planeta Inseto, no Instituto Biológico

Crianças adoram insetos. Em geral, os pequenos curtem observar e até arriscam pegar esses seres bem menores que eles. Mas muitas vezes o contato se dá somente por meio de filmes ou livros, porque nas grandes cidades não há tantas oportunidades de contato com a bicharada na vida real.  Imagine então poder vê-los de pertinho e sem correr o risco de tomar uma ferroada das abelhas. Pois essa brincadeira é possível com quatro espécies de abelhas sem ferrão, nativas do Estado de São Paulo, que o Instituto Biológico (IB-APTA), reuniu na Capital Paulista, onde o Instituto mantém o único zoológico de insetos do Brasil.
O Planeta Inseto foi criado há quatro anos pelo Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A partir de 5 de dezembro de 2014, o novo espaço, chamado Recanto das Abelhas, será incorporado para comemorar o aniversário do Planeta Inseto e oferecer uma opção de diversão durante as férias escolares. O espaço abrigará o total de oito colmeias de abelhas. O Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia, fica na Vila Mariana, em São Paulo, e é aberto para visitação de terça a domingo. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefone (11)-2613-9500/ 9400.
As abelhas Jataí, Iraí, Mandaçaía e Uruçu-Amarela compõem o grupo em  exposição. Além de proporcionar diversão, elas desempenham importante papel para o equilíbrio ambiental. De acordo com o Diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, elas são responsáveis pela polinização de grande parte das espécies vegetais existentes e, portanto, fundamental para a alimentação humana, além de produzirem mel de excelente qualidade. “Os principais objetivos dessas atrações estão na difusão de informações acerca da produção de mel pelas abelhas sem ferrão e a educação ambiental”, afirma Batista. A iniciativa conta com o apoio da empresa Syngenta.  
O Planeta Inseto está sediado no Museu do Instituto Biológico e possui autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde 2010, o Museu já recebeu cerca de 120 mil visitantes.  
Inauguração do Recanto das Abelhas
O evento de inauguração do Recanto das Abelhas será no dia 5 de dezembro, às 8h30, no Instituto Biológico, na Capital Paulista. Os participantes poderão coletar e degustar o mel das abelhas sem ferrão.
Durante o evento, será lançado o livro “Planeta Inseto”, de autoria de pesquisadores científicos do Instituto Biológico. A publicação contempla dioversos conteúdos da entomologia, curiosidade sobre os insetos, controle biológico, biodiversidade, função dos insetos na produção de alimentos e outros produtos para o homem, além da importância para a saúde pública e ambiental e  suas organizações sociais. A publicação é ilustrada.
Planeta Inseto
Além das abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos.
A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. “Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas e acredita-se que há mais outras sete milhões a serem descobertas. Eles representam mais da metade do nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra”, afirma Batista.
Serviço
Planeta Inseto – Museu do Instituto Biológico
Endereço: R. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Mais informações: 11 – 2613-9500/ 9400. E-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br
 
Texto: Fernanda Domiciano
Edição: Carla Gomes (MTb 28156) 
Assessoria de Imprensa – APTA
19 – 2137-0616/0613