ADAB TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA A 1ª ETAPA DA CAMPANHA ANTI-AFTOSA

As estratégias para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2007 já estão sendo traçadas pela diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A campanha ocorre durante todo o mês de março, nos 417 municípios do estado, e conta com o suporte técnico do corpo de veterinários e fiscais agropecuários da agência. Dentre as medidas a serem adotadas estão sendo discutidas ações de mobilização dos criadores como forma de garantir uma cobertura vacinal de 100% do rebanho baiano, estimado em 10,8 milhões de cabeças. Durante a última etapa da campanha, realizada em setembro do ano passado, o estado imunizou 96% do plantel bovino e bubalino. Uma reunião envolvendo os coordenadores regionais do órgão, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-BA), Ceplac, Embrapa, EBDA, Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Associação Baiana de Criadores (Abac) e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundap) está marcada para o próximo dia 06 de fevereiro, na sede da Adab, em Salvador. “A idéia é consolidarmos a parceria entre os governos estadual e federal, além do setor privado, para que, através do esforço em conjunto, alcancemos uma cobertura vacinal plena do rebanho”, afirmou o diretor geral da Adab, Altair Santana de Oliveira. Campanha publicitária veiculada em jornal, rádio e televisão, bem como dias de campo realizados nos escritórios regionais da Adab, integram as estratégias de ação da etapa. O último registro de febre aftosa no estado ocorreu em março de 1997 e, desde 2001, a Bahia possui o status de Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação, concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).