bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Adubação verde diminui o uso de defensivos agrícolas na cultura do milho

A adubação verde intercalar é uma prática sustentável, que gera renda ao produtor e qualidade às plantações. Os pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, descobriram, por meio de pesquisas, que a adubação na cultura do milho melhora o solo e diminui os danos na espiga causados por pragas, reduzindo a utilização de agroquímicos.

“No estudo houve um aumento do Ph do solo de 5,6 para 6,0 quando usamos o feijão-de-porco, feijão-mungo e feijão caupi. Isto indica uma melhoria do solo e dispensa o uso de corretivos da acidez, uma vez que o adubo verde já corrigiu”, garante Edmilson Jose Ambrosano, pesquisador da APTA.

No Polo Regional de Piracicaba da APTA foram realizados estudos pela equipe de Edmilson Ambrosano com cultivos de adubos verdes, em sistemas de plantio direto. A adubação orgânica em cultivar de milho influencia nas características químicas do solo, favorecendo no aumento dos teores de micronutrientes, como o zinco. “Favorecido pela adubação verde, o milho, passou de 7,1 na fase de testes, para 10,2 quando usamos o feijão-mungo e 10,4 quando usamos outra espécie, a mucuna-anã”, destaca o pesquisador.

Ambrosano afirma que a adubação verde promove equilíbrio sobre os insetos e doenças e, realizando a prática durante anos, também o equilíbrio do solo. A prática traz sustentabilidade ao cultivo, dispensando o uso de agroquímicos e adubos químicos.
Segundo a pesquisa da APTA, o milho orgânico que recebeu o tratamento de adubação verde, em rotação com leguminosas, não precisou de adubação com composto e adubo químicos.

“A adubação verde no milho contribui com a sustentabilidade, a partir do momento em que diminui o ataque de pragas e melhora a fertilidade do solo”, concluiu o pesquisador Ambrosano.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Notícias por Ano