bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Agricultores do Assentamento de Tremembé recebem laudo de diagnóstico de greening

Cerca de 30 produtores rurais do Assentamento da Fazenda Conquista de Tremembé, São Paulo, visitaram a sede do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, para receber o laudo de diagnóstico de greening. A visita deu continuidade a um trabalho iniciado com os assentados em setembro de 2015, quando uma primeira palestra foi ministrada, na qual os participantes tiveram informações sobre a identificação do greening e o manejo.
Na segunda atividade, em março de 2016, os participantes desenvolveram a parte prática do combate ao greening – conheceram o inseto vetor e os sintomas da doença na fruta. O objetivo foi orientar os 40 fruticultores sobre como identificar o greening (Huanglongbing/HLB) e a melhor maneira de combater a praga, a mais destrutiva de citros no Brasil. Foram coletados os materiais com suspeita e encaminhados ao IB, que faria um laudo conclusivo sobre presença ou ausência do HLB.
Nessa terceira etapa foi entregue o resultado do laudo, que foi feito pelo pesquisador do IB, Ricardo Harakava, do Laboratório de Bioquímica Fitopatológica, do Centro de P&D de Sanidade Vegetal. O diagnóstico foi confirmado por meio do PCR, com base no DNA. “Esse método é muito preciso e sensível”, diz o pesquisador.
Para o agricultor Sandro Silvantos Cavini, foi feito um trabalho no campo e agora vieram mostrar como é feito aqui no laboratório. É uma doença que tem afetado muito a citricultura e os agricultores do Assentamento.
“Foi ótimo, porque nós vimos que precisamos nos organizar melhor, para combater o greening, pois a manifestação é muito grande e se não houver esse controle, a praga vai acabar com a nossa plantação. Temos de nos unir para erradicar a doença”, falou Antonia Pereira dos Santos.
Os próximos passos, de acordo com Ricardo Manfredini, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), seria a pulverização de toda a área do assentamento, a soltura de tamarixia e ações futuras, como adquirir mudas sadias, com origem garantida, ou plantar outras culturas nas áreas assentadas.
O Prosaf é um programa desenvolvido pelo Instituto Biológico, em parceria com a APTA Regional, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), além das cooperativas e associações de produtores, para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.
Harumi Hojo, pesquisadora do IB e coordenadora do PROSAF, explicou que, desde 2009, o Programa já treinou mais de duas mil pessoas em diversos municípios. “As palestras abordam diversos temas relacionados aos principais problemas sanitários, como pragas e doenças, nas áreas animal e vegetal e têm como objetivo promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista”, disse.

Notícias por Ano