bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Agrifam 2012: ITAL apresenta alternativas de agregação de valor na cadeia de frutas

Alternativas de agregação de valor na cadeia de frutas, aproveitando-as para o desenvolvimento de doces e compotas, serão apresentadas pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (AGRIFAM), que acontece entre hoje (dia 3) e domingo (5) em Lençóis Paulista.
Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de degustar geléias de lichia, de morango e de abacaxi com pimenta spreadble, uma tendência da área pela consistência diferenciada do usual e que permite utilizar novas formas de embalagens, como sachês e bisnagas. O público poderá conhecer também outros tipos de geléias com pimentas (para uso como acompanhamento em pratos salgados) e doces, com maior quantidade de fibras e com características funcionais.
Todos os doces foram produzidos pelo Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças do Ital, que anualmente ministra curso de processamento na área. Desde que feito adequadamente, o processamento possibilita a obtenção de produtos de qualidade que mantêm as características funcionais das matérias-primas. O resultado é a agregação de valor da cadeia das frutas, com a utilização de excedentes no desenvolvimento de produtos de vida de prateleira maior e o consequente aumento da renda dos produtores.
Durante a feira, também serão distribuídos fôlderes com perguntas e respostas sobre alimentos. O material reúne dúvidas como a diferença entre alimentos light e diet e alguns mitos, como o de que hambúrgueres são feitos de carnes de minhoca, entre outras questões. O projeto apresenta parte dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto que estão presentes no cotidiano da população.
O estande do Ital fica na área reservada à SAA. Haverá degustação nos períodos da manhã e da tarde.
Assessoria de Imprensa do Ital
Cleide Elizeu
(19) 3743-1757 e (19) 8801-2773
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Melissa Cerozzi
Tel.: (11) 5067-0069
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com

Notícias por Ano