Agrishow: Secretaria de Agricultura divulga os resultados do LUPA, o censo agro paulista

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgará durante a 26º edição da Agrishow os resultados consolidados do 3º Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa). O censo agropecuário paulista foi realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), ambos da Pasta.

Idealizado com o objetivo de conhecer a realidade rural, possibilitando a produção de diagnósticos, cenários e análises regionais e setoriais, o Lupa é fundamental para a elaboração de programas e projetos alinhados às políticas públicas e estratégias empresariais articulando pesquisa científica, extensão rural e defesa agropecuária. Trata-se de uma verdadeira radiografia de um dos mais importantes segmentos da economia do Estado, que reúne centenas de milhares de informações dos 645 municípios paulistas, abrangendo as explorações vegetais e animais no que tange à ocupação do solo, mão de obra, adoção de novas tecnologias, utilização de máquinas e benfeitorias existentes nas propriedades rurais,

Quando o levantamento estiver disponível, o usuário contará com dezenas de combinações para construir cenários com os dados segmentados por município, região e cultura, graças ao trabalho conjunto das duas instituições. “Existem mais de 80 parâmetros para dizer se uma informação é ou não confiável. Cada uma tem um parâmetro, os limites dentro dos quais o dado pode ser aceito”, explicam os pesquisadores do IEA.

Spoilers

Esse primeiro conjunto de informações revela que a zona rural do Estado de São Paulo é formada por 339.227 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), pouco mais de 4,54% superior ao apurado no levantamento anterior, acomodada em 20.326.010,89 hectares.

Preocupado em acompanhar os avanços tecnológicos, o produtor rural investiu em formação. No levantamento atual, todos os níveis (fundamental, médio e superior) apresentaram crescimento e mais de 65% dos produtores, incluindo arrendatários e parceiros, possuem educação formal, contra 49% observados na edição anterior.

A implementação de técnicas como o plantio direto, manejo integrado de pragas e do sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), tecnologias que, associadas à colheita mecanizada e irrigação, foram responsáveis pelo grande incremento de produtividade, bem como de maior preservação dos recursos naturais podem ser reflexos desta maior escolaridade.

A agricultura familiar marca forte presença no Estado de São Paulo. O levantamento demonstrou que 283.860 UPAs (84,8%) possuem área inferior a quatros vezes o módulo fiscal vigente no município; ou seja, entre 5 e 40 hectares, entre estas, 56,5% são administradas por agricultores que têm na propriedade a sua principal fonte de renda.

Por: Nara Guimarães

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo