cabecalho apta130219

Agrishow: Secretaria transfere gabinete para Ribeirão Preto

De 27 de abril a 2 de maio, o gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, será transferido para a Agrishow Ribeirão Preto. A abertura oficial do evento, na segunda-feira, será às 10 horas. Às 15h30, a Secretaria assina com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) um protocolo de intenções com o objetivo de capacitar técnicos da Pasta para atuarem como multiplicadores sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e sobre a importância da utilização de inovações tecnológicas. A vigência será de dois anos, prorrogáveis. À Secretaria cabe incentivar a participação e disponibilizar local e infraestrutura; à Andef, elencar consultores para ministrar os cursos, preparar e disponibilizar o material didático.

Durante a semana, a Secretaria realiza uma agenda de eventos com apresentação de novas variedades, tecnologias, programas e ações desenvolvidas pelos seus institutos de pesquisa, órgãos de assistência técnica e defesa agropecuária. No estande da Pasta, o visitante poderá ver as mais recentes variedades de grãos, cana e fibras feitas pelas áreas de pesquisa. Haverá, ainda, exposição de ações na área de sustentabilidade ambiental dentro do Programa de Microbacias.

Na área de acesso ao crédito, a Secretaria, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), apresenta suas linhas de financiamento com juros de 3% ao ano e prazos de pagamento de até cinco anos aos produtores rurais paulistas. O grande destaque é o Pró-Trator, crédito a juro zero para a compra de tratores novos, um programa inédito e que está em andamento em todo o Estado.

Entre os destaques da programação da Secretaria, às 15 horas da segunda haverá o lançamento de um laboratório de análises de alimentos para suporte tecnológico a micro e pequenas empresas, montado dentro de um caminhão, que faz parte do Programa de Unidades Móveis (Prumo), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é fruto de uma parceria que conta com o Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria (Ital) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outros pontos de interesse dos visitantes serão a possibilidade de visita ao módulo de ovinos das raças morada nova e texel, montado pelo Instituto de Zootecnia (IZ), e o contato com as tecnologias aplicadas no sistema IZ de produção de ovinos a pasto rotacionado com capim aruana, que possibilita o aumento da produtividade da forrageira e diminui a infestação de larvas de helmintos parasitas, além de permitir lotação média anual entre 30 e 40 ovelhas adultas por hectare. No estande, o produtor também poderá ver amostras de plantas leguminosas forrageiras e consorciação com a aruana.

Para o dia 28 (terça), às 15 horas, está programada uma reunião das câmaras setoriais que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), no estande da Pasta. Na quarta, às 12 horas, o secretário João Sampaio participa de um coquetel que marcará a presença da missão econômica Brasil/França na Agrishow.A Secretaria ainda prepara outras ações para divulgação durante a Agrishow Ribeirão Preto.

O evento será no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste/Centro de Cana (Anel Viário Km 321).

INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação

Tel.: 11 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br

 Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimarães

Pin It

Notícias por Ano