AGRONEGÓCIO PAULISTA: PRIMEIRO BIMESTRE DE 2010 MOSTRA RECUPERAÇÃO

Análise do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostra que o agronegócio paulista apresentou exportações crescentes em 20,5%, atingindo US$2,35 bilhões neste primeiro bimestre, comparado ao mesmo período de 2009. As importações aumentaram 23%, somando US$1,07 bilhão. Isso gerou saldo de US$1,27 bilhão, superior em 18,5% ao verificado nos dois primeiros meses de 2009.
Segundo os pesquisadores, estes números já revelam um início de ano mais promissor, principalmente no que se refere ao crescimento das exportações. Números do PIB (Produto Interno Bruto) agrícola de 2009, revelados, nesta quinta-feira (11/03) pelo IBGE, mostram recuo de 5,3%. Junto com a indústria (menos 5,5%), os dois setores colaboraram na queda de 0,2% do PIB do país no ano passado.
Comparando a balança comercial geral do estado neste primeiro bimestre, há que se destacar que as importações paulistas nos demais setores, tirando o agronegócio, somaram US$7,93 bilhões para exportações de US$4,02 bilhões, gerando um déficit externo de US$3,91 bilhões.
No primeiro bimestre de 2010, as exportações do agronegócio brasileiro aumentaram em 8,4% em relação ao mesmo bimestre do ano anterior, atingindo US$8,89 bilhões (37,8% do total). Já as importações do setor aumentaram 23%, também em comparação com primeiro bimestre de 2009, somando US$3,05 bilhões (13,1% do total). O superávit do agronegócio no primeiro bimestre de 2010 foi de US$5,84 bilhões, 2,1% superior ao mesmo período do ano anterior. Portanto, o desempenho do agronegócio sustentou a balança comercial brasileira, uma vez que os demais setores, com exportações de US$ 14,61 bilhões e importações de US$ 20,23 bilhões, produziram no período um déficit de US$ 5,62 bilhões.

Link:  íntegra do estudo do IEA

Informações:
Tel: (11) 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/Adriana Rota/ Nara Guimarães
Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br