Alcachofra e vinho são destaques na Expo São Roque

Na manhã desta sexta-feira (11) Gabriela Chiste, secretária-executiva de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esteve na 27ª edição da Expo São Roque – Vinhos e Alcachofras, onde participou de reunião junto aos integrantes da Câmara Setorial da Uva e do Vinho e do Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de São Paulo (Sindusvinho).

Gabriela ouviu as demandas dos setores de uva e alcachofra que, entre outros fatores, pediram por capacitação dos produtores rurais para usar novas tecnologias e conseguirem ainda mais qualidade na produção. Chiste também visitou a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que está implementando o primeiro vinhedo orgânico para produção de suco e vinho. A Expo São Roque teve início em 4 de outubro e segue até 4 de novembro.

“A missão de plantar uva, produzir vinho e cultivar alcachofra é desafiadora. Além de tecnologia, temos muita tradição e empenho dos produtores rurais, que fazem com que a qualidade dos produtos paulistas tenha destaque no cenário nacional. Portanto, precisamos trabalhar cada vez mais para que possamos atender às exigências dos consumidores e do mercado. A Secretaria está aberta a todos”, disse.
Ariana Sgarione, presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, falou sobre a trajetória da produção de vinho em São Roque, destacando o avanço nos últimos dez anos com a produção de uvas viníferas de qualidade. Ariana acredita que a Secretaria de Agricultura pode fazer o intercâmbio entre os vários setores para alavancar a agricultura e o turismo. “O mercado nós temos, precisamos de mais capacitação e tecnologia e, para isso, contamos com o Estado”, frisou a presidente.

O prefeito de São Roque, Cláudio Góes, confirmou a tradição centenária do município na produção de vinhos e de ter se tornado, também, o maior produtor nacional de alcachofra. “Temos o clima ideal para esses cultivos, só precisamos mesmo é de apoio para continuar crescendo. O evento acontece em São Roque, mas é de todos os paulistas”, afirmou.

Góes acompanhou a secretária executiva em visita aos estandes da Expo São Roque, onde Gabriela Chiste teve a oportunidade de conversar com produtores de alcachofra e de vinho, os dois produtos de maior destaque na região. A produção dos 19 produtores de alcachofra de São Roque chega a 75 toneladas por ano. “Esta safra contou com dois milhões de unidades de alcachofra”, afirmou Leodir Ribeiro, presidente da Associação dos Produtores de Alcachofra de São Roque.

A região de São Roque também é responsável pela produção de 20 milhões de litros de vinho por ano, sendo cerca de 75% vinho de mesa e 25% de vinhos finos. A tendência das 15 vinícolas de São Roque é aumentar a produção de vinhos finos.

O apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Uma novidade é que a Secretaria de Agricultura, por meio da APTA Regional, está atendendo a uma demanda do setor para a produção de uma uva em sistema orgânico que servirá para a produção de suco e vinho. O experimento com o orgânico e o desenvolvimento de novas cultivares na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque é uma parceria entre a Prefeitura municipal, o Sindusvinho e o Instituto Federal de São Paulo (campus São Roque).

A unidade também tem desenvolvido pesquisas relacionadas a produção de alcachofra. “Desenvolvemos novas cultivares comerciais avaliando a produtividade e adaptação local e aguardamos liberação do Ministério da Agricultura e Abastecimento para comercializá-las. Passaremos a ter um cultivo revolucionário porque hoje a propagação só é feita por mudas em sistema vegetativo, uma vez por ano e com as sementes poderemos plantar durante as 52 semanas do ano”, explica Sebastião Wilson Tivelli, pesquisador da APTA.
A produção no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo produz em média 35 mil cabeças de alcachofra por hectare. São mais de 29 milhões de caixas de 6 kg de produção de uva de mesa, 9 milhões de caixas de 7 kg de uva fina para mesa e um milhão de quilos de uva para a indústria.