Alimentação escolar: ITAL reúne profissionais de nutrição para discutir tema

Profissionais que estão à frente do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) participam do XIII Seminário de Alimentação Escolar, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro em Campinas (SP) pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Prefeitura Municipal. O propósito é promover o intercâmbio de informações técnicas sobre a alimentação fornecida nas escolas de vários municípios do país.

Nos dois dias do evento, o público assistirá palestras sobre a gestão técnica e administrativa do programa de alimentação escolar, além de tópicos referentes à legislação federal pertinente, que prevê o uso de 30% da verba recebida pelos municípios para aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar. Além disso, haverá palestras sobre transtornos alimentares na infância e sobre a importância da extensão da educação nutricional aos diversos atores das escolas.

“O objetivo do evento é atualizar e ampliar o conhecimento dos envolvidos na coordenação do programa, auxiliando-os nas dificuldades que os municípios encontram em gerenciar o PNAE”, explicam as pesquisadoras Ana Maria Rauen e Dilza Maria Bassi Mantovani, que junto com a nutricionista da Prefeitura de Campinas, Rosana Maria Nogueira, coordenam o evento desde a primeira edição.

Como nos outros anos, os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação responsável pelo PNAE, irão apresentar o panorama do programa e discutirão as propostas para os próximos anos.

O Seminário de Alimentação Escolar, evento considerado tradicional no assunto, reúne profissionais de todo o país e propõe a capacitação e atualização dos profissionais da área. Além disso, proporciona a troca de experiências entre os participantes que podem contribuir com as características e particularidades da aplicação do programa nas escolas de sua região.

"Percebemos que, a cada ano, mais nutricionistas participam do evento. Estes profissionais são os que atualmente estão à frente como responsáveis técnicos do programa, possibilitando melhor adequação do PNAE e da alimentação escolar. Por isso, incentivamos o intercâmbio de informações entre os participantes durante todo o evento. Essa troca se torna cada vez mais importante por sua qualidade técnica”, finalizam as coordenadoras do evento.

O Programa

Os alunos da rede pública e filantrópica de educação básica - que abrange a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos - contam com alimentação que atende às necessidades nutricionais durante a permanência na sala de aula. Esse direito é assegurado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação, desde a década de 1950.

Segundo o programa, o cardápio escolar deve ser elaborado por nutricionista e deve respeitar os hábitos alimentares e a produção agrícola da região. O cardápio precisa suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos das creches e escolas indígenas, bem como das localizadas em áreas remanescentes de quilombos, e 20% para os demais alunos de creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental.

Serviço: XIII Seminário de Alimentação Escolar
Data: 19 e 20 de Outubro de 2011