Alunos de Pós Graduação do Instituto de Pesca participam de Aula Magna sobre a importância do cientista para a sociedade

Os novos estudantes da Pós-graduação em Aquicultura do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram recepcionados no último dia 3 com a Palestra Magna “O que faz o cientista?” proferida pelo professor titular do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, Valtencir Zucolotto.

Coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia GNano da UF, o palestrante destacou a importância da criatividade nas pesquisas e a estrutura da escrita de artigos científicos, destacados em uma de suas colocações: “Não há artigo de alto impacto sem ciência de alto impacto. Não há ciência de alto impacto sem uma ideia ousada e de alto impacto!”. Zucolotto enfatizou, ainda, que a pesquisa que fica presa no laboratório e as apresentações de teses e dissertações não são suficientes para que se faça a diferença na comunidade científica. O que realmente faz o cientista contribuir para o avanço da ciência é a divulgação de ideias inovadoras, por meio da publicação de artigos científicos.

A Coordenadora da Pós-graduação do IP, Katharina Eichbaum Esteves, deu continuidade à programação apresentando o programa, as particularidades e os diferenciais do curso. Ressaltou a contribuição que o curso dá à área de pesquisa e à cadeia produtiva do pescado, por mediar a formação de profissionais especializados que se tornam agentes responsáveis em solucionar diferentes questões do setor.

Para finalizar o evento, todos os estudantes foram convidados a participar da votação dos novos representantes de turma, sendo selecionados os Titulares Fábio Alexandre de Araújo Nunes para o Conselho de Aquicultura e Jéssica Garcia Rodrigues para o Conselho de Pesca e Midiã Lima Brazão como Suplente dos dois Conselhos.