Alunos do Curso de Prática Continuada em Zootecnia e do Mestrado do IZ participam de visita técnica na CRVLagoa

Os Alunos do Curso de Prática Continuada em Zootecnia e do Mestrado em Produção Animal Sustentável do Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participaram, dia 16/1, de visita técnica à Central de inseminação artificial CRVLagoa.
Os pesquisadores do IZ, Leopoldo A. Figueiredo e Joslaine N. S. G. Cyrillo, acompanharam o grupo, e foram recepcionados na CRVLagoa pelo zootecnista Wanderson Bahia que explanou detalhadamente sobre a técnica de coleta de sêmen, apresentou os materiais utilizados para a prática e os recintos de coleta.
Em visita aos piquetes de touros da raça Nelore, os alunos foram contemplados com uma aula sobre biometria corporal, padrões raciais e aspectos relacionados à comercialização de sêmen bovino. Os alunos conheceram, dentre outros, os touros Dolman e Galho, do Instituto, dois exemplares da raça Nelore que fazem parte da bateria de touros da CRVLagoa e são destaques de venda de sêmen.
Outra visita importante foi ao piquete do touro Backup, recordista de venda de sêmen da raça no Brasil e filho do Gabinete do IZ. A visita se estendeu, também, aos piquetes de touros da raça Angus, onde o zootecnista Wanderson explanou sobre as características da raça, comercialização e técnicas de cruzamento industrial.
“A visita à CRVLagoa é sempre muito interessante, pois os alunos têm oportunidade de conhecer um importante elo da cadeia produtiva, lá estão alguns dos exemplares bovinos oriundos dos mais importantes programa de melhoramento genético do Brasil, o que torna a visita bastante didática no que diz respeito à demanda por touros no mercado brasileiro”, relatou Cyrillo.
LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa – IZ
Fone: (19) 3466.9434