bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Aniversário de São Paulo: Cafezal urbano e zoológico de insetos fazem parte das atrações da cidade

Em meio a prédios e avenidas movimentadas, São Paulo esconde um de seus segredos na Vila Mariana: um cafezal com dois mil pés de café, cultivado em sistema orgânico. O espaço é de responsabilidade do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que realizou o plantio dos cafés do tipo arábica em 1956. A poucos metros de um dos maiores cafezais urbanos do País, o Instituto Biológico também mantém outro espaço curioso, divertido e informativo: o único zoológico de insetos do Brasil, chamado de Planeta Inseto. Na semana em que se comemora o aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, conheça algumas atrações diferentes da cidade.

A implementação do cafezal do Instituto Biológico começou a ser planejada logo no início da fundação do Instituto, em 1928. “A área em que hoje o cafezal está, sempre foi pensada para o abrigar. Isso ocorreu, porém, só 28 anos após a fundação do IB, em um espaço que hoje é muito movimentado, mas que na época era uma das regiões mais desvalorizadas de São Paulo, por ser um local encharcado”, explica Marcia Rebouças, uma das responsáveis pelo Centro de Memória do IB.

Fundado para estudar a broca do café, praga que assolava as plantações paulistas, o IB sempre teve o café em seus objetos de pesquisa, daí a importância da implementação de seu cafezal, que até hoje serve para a condução de estudos relacionados a pragas e doenças.

Localizado, atualmente, em área nobre da cidade, o espaço também serve para a realização de trabalhos voltados à educação ambiental e à divulgação científica e cultural. Anualmente, o IB realiza o evento Sabor da Colheita, em que abre suas portas para que a população conheça o cafezal e aprenda a colher café, usando peneiras e balaios. A última edição, que contou com apoio da Nestlé, recebeu público de, aproximadamente, 1.500 pessoas.

“No último sábado de cada mês também abrimos a porta do Instituto para que a população conheça o cafezal. A visita é feita mediante agendamento. Recebemos muitas pessoas que têm certa nostalgia do tempo em que trabalhavam na roça e querem hoje mostrar para as crianças como era a vida nesses locais. Mas recebemos também baristas e profissionais que atuam em cafeterias, que querem aprender mais sobre café e vivenciar como são feitas as etapas de produção no campo”, conta Harumi Hojo, pesquisadora do IB e atual assessora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Zoológico de insetos

A poucos metros do cafezal, o IB mantém seu Museu, que abriga a exposição permanente Planeta Inseto. A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode acompanhar mais de 25 atrações, como quatro espécies de abelhas sem ferrão, baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.

As visitas são acompanhadas por monitores treinados e os visitantes – se quiserem – podem pegar alguns insetos, como a Barata de Madagascar e o bicho-pau, por exemplo. O espaço também conta com um laboratório de ciências, equipado com três microscópios para que os visitantes visualizem de forma ampliada alguns organismos utilizados para combater pragas na agricultura, tecnologia chamada de controle biológico e painel para mostrar o que é e o que não é inseto.

O Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A mostra é certificada pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.

SERVIÇO

Visita ao cafezal urbano do IB

Gratuito

Agendamento: rh@biologico.sp.gov.br

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo (SP)

Planeta Inseto

Gratuito

Agendamento de grupos (escolas): planetainseto@biologico.sp.gov.br

Endereço: R. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo (SP)

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h

Notícias por Ano