bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Análise do clima e seus efeitos - mitigação dos problemas das alterações climáticas nas práticas do setor agropecuário

"As mudanças climáticas são parte de uma ciência física de análise de variabilidade do clima e seus efeitos. Os aspectos das mudanças climáticas globais têm sido alvo de intenso estudo desde a década de 1980, bem como os efeitos que estas anomalias ocasionam no planeta e as implicações para a economia e a vida em sociedade.

Por meio da equipe Rede DataClima, fruto de uma parceria entre Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), buscamos dar melhores opções de gestão e maneiras de mitigar os efeitos dos extremos climáticos e da vulnerabilidade da agricultura e ambiente às adversidades meteorológicas advindas dessas mudanças", explica o engenheiro agrícola Antonianni Arantes, assistente técnico da CATI.

Por meio de boletins mensais de acompanhamento do clima, publicações com parceiros e linhas de crédito, subvenção econômica e seguro rural, bem como o dia a dia das ações da extensão rural da CATI, a Secretaria visa aumentar a oferta de subsídios técnicos à mitigação dos problemas das alterações climáticas nas práticas do setor agropecuário.

“O corpo técnico da CATI trabalha na linha de que, apenas em cenários de ações e políticas públicas de maior incentivo ao meio rural, nossa sociedade poderá manter os patamares estabelecidos de aumento máximo da temperatura média global, trazendo a efetiva fixação de carbono por meio de práticas sustentáveis de uso do solo, a concreta diminuição da emissão de gases do efeito estufa, e a garantia da segurança alimentar a toda a população, criando assim condições harmônicas entre produção e preservação, sociedade e ambiente”, diz Antonianni.

Os boletins podem ser acessados pelo https://www.cati.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/publicacoes/boletins-levantamentos

 

Por Barbara Beraquet

Notícias por Ano