bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Aproveitamento do resíduo de pescado será tema de minicurso no VIII SIMCOPE

Atualmente, o aproveitamento do resíduo gerado a partir do processamento de pescado se configura como uma oportunidade de desenvolvimento de novos produtos pela indústria pesqueira. E para demonstrar sua viabilidade, o Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza nos dias 10 e 11 de outubro, na capital paulista, o minicurso “Aproveitamento de Resíduos da Indústria do Pescado”, o qual compõe a programação do VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE).

O minicurso, ministrado pelo Dr. Thiago Barbosa Cahú, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abordará a viabilidade da produção de subprodutos passíveis de aproveitamento pela indústria, os métodos de tratamento de tais resíduos e os processos que podem ser empregados ao pescado, além do potencial de aplicação de moléculas bioativas, como proteínas, polissacarídeos e pigmentos, no setor de aquicultura e nos demais segmentos industriais.

De acordo Thiago, o reaproveitamento de resíduos do pescado atualmente desperta o interesse de pesquisadores e produtores que buscam maneiras de fabricar subprodutos a partir de rejeitos e descartes da indústria pesqueira.

“Com o desenvolvimento da aquicultura e da demanda alimentícia por pescado processado, a comunidade científica e os produtores têm se interessado em reaproveitar os resíduos deste processamento da forma mais eficaz possível. Os componentes retirados do pescado e que são comumente descartados, podem ser aplicados desde a indústria de rações - com a substituição da farinha de peixe, por exemplo, até a farmacêutica, em usos mais refinados, como em dispositivos biomédicos ou fármacos”, explica Cahú.

“Esta é uma atividade economicamente viável, pois sua extração se baseia em processos de baixo custo, que podem incrementar o aproveitamento dos recursos do setor pesqueiro”, conclui o especialista.

Para participar do minicurso, os interessados devem estar inscritos no VIII SIMCOPE e reservar seu lugar por meio do site oficial do evento. As vagas para o minicurso são limitadas e o valor de investimento é de R$ 250,00.

Sobre o SIMCOPE

Em sua 8ª edição, o Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE) tem como tema principal “Oportunidades e desafios do agronegócio do pescado”. O evento, organizado pela Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca, será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (13) 3261-2653 ou pelo e-mail eabramides@terra.com.br.
Para acessar a programação completa do VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, clique aqui.

SERVIÇO:
VIII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (Simcope)
Data: 9 a 11 de outubro de 2018
Local: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda – São Paulo (SP)
Informações e inscrição: www.simcope.com.br / (13) 3261-2653
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7550
comunicacao@pesca.sp.gov.br

Notícias por Ano