APTA conquista 724 inserções na imprensa em 2012 – os espaços custariam quase 2,6 milhões, caso fossem pagos

Duas matérias publicadas na mídia por dia são a marca que a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conquistou em 2012. Ao todo, foram veiculadas na imprensa regional e nacional 724 matérias sobre as atividades da Agência. Caso esses espaços fossem pagos, como acontecem com os anúncios publicitários, eles custariam R$ 2.593.397,00. Em 2011, de agosto a dezembro – período em que começou a ser feito o relatório de aparições na imprensa – a APTA conquistou 234 inserções, que representava 1,5 matérias por dia.
Esses números, porém, são seguramente maiores. As presenças na imprensa – jornais, revistas, rádios, televisão e internet – são contabilizadas pela Assessoria de Imprensa da APTA, que não possui serviço de clipagem especializado. Dessa forma, certas matérias não são localizadas e computadas. Vale lembrar que não são contadas as publicações sobre os Institutos de Pesquisa ou Polos Regionais em que não aparece o nome da Agência.
Em 2012, as unidades que mais apareceram na mídia foram: APTA (235 matérias), IAC (135 matérias com citação), IEA (105 matérias com citação), Polo Centro-Leste (76 matérias com citação), Polo Vale do Paraíba (59 matérias com citação) e Polo Noroeste Paulista (26 matérias com citação), IZ (23 matérias com citação), ITAL (21 matérias com citação), Polo Sudoeste Paulista (19 matérias com citação) e Polo Leste Paulista (18 matérias com citação). É necessário esclarecer que em uma mesma publicação pode conter o nome de várias unidades da Agência.