bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Tecnologias da APTA são adotadas em todos os estados brasileiros

Estudos rompem fronteiras e estão espalhados em todo o País e no exterior

Engana-se quem pensa que as pesquisas desenvolvidas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, são adotadas apenas no Estado de São Paulo. Apesar do DNA paulista, os estudos desenvolvidos pelas unidades da APTA rompem fronteiras e estão espalhados em todo o País.

Exemplo são as cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) cultivadas em diversos Estados brasileiros. Em 2016, o IAC lançou três variedades de cana-de-açúcar, com características regionais adaptadas a ambientes restritivos que incluem déficit hídrico acentuado e solos desfavoráveis, como os encontrados no Cerrado .

O mesmo ocorre com a tecnologia do Boi 7.7.7, desenvolvida pelo Polo Regional de Colina da APTA, utilizada por produtores dos sete Estados, pertencentes às principais regiões produtoras de gado de corte do Brasil. A tecnologia garante produção precoce de bovinos e aumento de 30% nos lucros dos pecuaristas.

Na área de prestação de serviços, o Instituto Biológico (IB-APTA), por exemplo, realiza diagnósticos para todo o País e produz os chamados imunobiológicos, que são utilizados em todos os Estados brasileiros para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina.

Internacional

As tecnologias desenvolvidas pela APTA também são utilizadas por outros países. É o caso dos sêmens e embriões de bovinos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) distribuídos para todo o Brasil e também para Bolívia, México, Costa Rica, Equador, Peru, Paraguai, Argentina e Angola. A comercialização é feita pela CRV Lagoa, parceira do Instituto.

O programa Aplique Bem, desenvolvido pelo IAC em parceria com a empresa Arysta LifeScience, é outro exemplo de projeto nascido em São Paulo e espalhado para outros Estados e países. O programa que treina os agricultores na aplicação correta de agroquímicos já está em 22 Estados brasileiros, além do México, Bolívia, Colômbia, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Gana, República do Mali e Vietnã.
As técnicas de reprodução induzida e criopreservação de gametas de peixes desenvolvidas pelo Instituto de Pesca (IP-APTA) estão em cinco Estados brasileiros, além da Argentina, Espanha, França e Portugal.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) tem mais de mil tecnologias adotadas em outros Estados brasileiros e em 18 países.
Confira como os sistemas ou pacotes tecnológicos desenvolvidos pelas unidades de pesquisa da APTA estão a serviço de todo o Brasil.

Instituto Agronômico (IAC)
Cultivares de feijão (MG, SP, GO, PR e RS)
Cana-de-açúcar (PR, MS, MT, MG, GO, TO, PI, AL, PE, BA, PB)
Café (MG, BA, ES)
Aplique Bem (AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, ROP, RS, SC, SE, TO)
Laboratório de Solos (MG, GO, PR, MT, ES, BA, MA, MS, PA, SC, TO)

Instituto Biológico (IB)
Controle biológico da cigarrinha na cana e em pastagens (PR, RO, MS, MT, GO, TO, MG, SE, AL, PE, ES e RJ)
Controle biológico da mosca-branca (Todos os estados brasileiros)
Imunobiológicos (Todos os estados brasileiros)

Instituto de Economia Agrícola (IEA)
Aplicação do Plano Diretor Agrícola Municipal (BA)
Aplicação de Gestão de Custo de Produção de Seringueira (TO)

Instituto de Pesca (IP)
Utilização de estufas agrícolas em ranários comerciais (Todos os estados brasileiros)
Sistema long-line para cultivo de mexilhões (SC e PR)
Sistema de gerenciamento de dados do PMAP (RJ, PR e SC)
Técnicas de reprodução induzida e criopreservação de gametas de peixes tropicais (RS, MG, PR, SE e TO)

Instituto de Zootecnia (IZ)
Capim-aruana (RS, PR, SP, MG, MA, GO, RJ, SC e BA)
Sêmen e embriões (AC, AL, BA, GO, MA, MG, MT, PA, PI, PR, RO, RS, SC, SE e TO)

APTA Regional
Boi 7.7.7 (MT, MS, TO, GO, MG, PR e RO)

Notícias por Ano