bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA faz treinamento em diagnóstico de brucelose, tuberculose e outras doenças, em Andradina

A habilitação de médicos veterinários, por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para executar as atividades previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) é o propósito do curso de treinamento em métodos de diagnóstico destas doenças e das encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET), que será realizado no período de 11 a 15 de janeiro, em Andradina (SP), pelo Pólo Regional Extremo Oeste/APTA, em parceria com o Instituto Biológico (IB-APTA) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Os cursos de treinamento, reconhecidos pelo MAPA, são ministrados em instituições de ensino ou pesquisa com o objetivo de atualizar os conhecimentos e padronizar as condutas e ações sanitárias dos profissionais que vão atuar no PNCEBT.  O curso do Pólo Extremo Oeste conta com corpo docente altamente especializado, como a pesquisadora Eliana Roxo (IB), que é membro do Comitê Científico Consultivo do PNCEBT.
O Pólo Extremo Oeste realiza este curso de treinamento inteiramente em sua fazenda de criação de gado de corte, no município de Andradina. Esta fazenda possui certificação de propriedade monitorada para brucelose e tuberculose e oferece infra-estrutura ideal para a realização deste tipo de evento, diz a coordenadora do curso Vera Cláudia L. M. Curci.
Entre os palestrantes do curso, estão as pesquisadoras Clara Ferrari e Vera Cláudia L. M. Curci (Pólo Extremo Oeste) e Eliana Roxo e Adriana H. Nogueira (Instituto Biológico); e Klaus Saldanha Hellwig e Heinz Otto Hellwig (Coordenadoria de Defesa Agropecuária).
O endereço do curso é Fazenda do Estado - Pólo APTA Extremo Oeste - Estrada Vicinal Nemezião de Souza Ferreira, KM 6 - Andradina – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18)3722-3447/3623-0447 ou pelo e-mail vlmcurci@apta.sp.gov.br.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira (11/01)
08:00 - Abertura
08:30 - Introdução e Apresentação do PNCEBT
09:45 - Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação no controle de doenças
14:00 - Apresentação teórica sobre Tuberculose
Terça-feira (12/01)
08:00 - Aula prática sobre Tuberculose
14:00 - Apresentação teórica sobre Brucelose
16:30 - Aula prática sobre Brucelose
Quarta-feira (13/01)
08:00 - Apresentação teórica sobre Encefalopatias Espongiformes
10:45 - Diagnóstico laboratorial das Encefalopatias Espongiformes
14:00 - Aula prática de Encefalopatias Espongiformes
Quinta-feira (14/01)
08:00 - Aula prática sobre Brucelose
14:00 - Apresentação das normas e procedimentos do PNCEBT
Sexta-feira (15/01)
08:30 - Aula prática sobre Tuberculose
14:00 - Revisão e Avaliação Final

Notícias por Ano