APTA na Agrishow: novas variedades e tecnologias do IAC; novo levantamento da safra de laranja IEA/CATI/CONAB; presença no Blog da SAA

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), apresenta três novas variedades de milho, entre 12 novidades (variedades e tecnologias de aplicação de agrotóxico), no estande da SAA na 18ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina que começa nesta segunda-feira (2 de maio) em Ribeirão Preto (SP).

São os híbridos de milho IAC 3330 e IAC 8390 e a variedade IAC Airan, com o melhor custo-benefício entre os similares comerciais. O IAC 3330, com a mesma resistência com e sem fungicidas, é ideal para a safrinha. As outras variedades são feijão (nova variedade com redução de 30% na aplicação de defensivos, alta produtividade, menor tempo de cozimento e alto valor protéico), café (três novas cultivares tipo arábica com alta produtividade, porte baixo e ótima qualidade da bebida), arroz (duas novas variedades mais produtivas, alto índice de resposta a insumos e maior resistência à brusone) e aveia (nova variedade com produtividade elevada para plantio no Paraná, Minas e São Paulo). Também serão expostas no estande da SAA frutas como goiaba, acerola, uva, maçã, atemóia e os abacaxis IAC Gomo de Mel e IAC Fantástico. Os dois abacaxis são bastante doces e de polpa amarelo intenso.

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos

O IAC vai ainda lançar acervo inédito sobre qualidade de pulverizadores no Brasil (informações sobre 700 máquinas avaliadas do Programa Aplique Bem). A avaliação de pulverizadores dará origem a um banco de dados específico e inédito sobre qualidade de pulverizadores no Brasil.

Também vai assinar protocolo para ampliar ações de Programa de Qualidade de EPI (equipamentos de proteção individual) na agricultura. A parceria do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (QUEPIA) será firmada com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo)/ SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo). O objetivo é ampliar a ação do QUEPIA nas atividades de controle de qualidade dos EPI na agricultura.

Outras ações

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) vai mostrar na Agrishow o projeto “Aqui tem Ital”, com os trabalhos desenvolvidos pelo instituto e que fazem parte do cotidiano da população. Um terminal eletrônico vai fornecer informações e sanar dúvidas como a diferença entre alimentos light e diet, além de desvendar “mitos” como a composição de salsichas e hambúrgueres. Também serão levadas ao público informações sobre a Plataforma de Inovação do Ital, projeto criado para oferecer apoio à geração de projetos de inovação tecnológica no setor de alimentos e embalagens.

Já o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-SAA), vai divulgar os novos números do levantamento da safra de laranja 2011/2012 do Estado de São Paulo.

Além disso, publicações do Instituto Biológico (IB-APTA), como boletins técnicos e livros, vão estar à venda no espaço da SAA. Por sua vez, o Instituto de Pesca (IP-APTA) vai expor painéis com informações sobre as atividades da instituição.

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e a APTA Regional (Polos), além das demais unidades da APTA, vão participar ativamente da programação de redes sociais da SAA (mesas-redondas, entrevistas, etc.) durante a Agrishow (fontes: www.iac.sp.gov.br e www.agricultura.sp.gov.br).

Álbum de fotos

Veja a programação da SAA na Agrishow 2011:

10 horas
- IAC lança banco de dados sobre a qualidade de pulverizadores do Brasil do Programa Aplique Bem (estande da Pasta)
11 horas - mesa-redonda, com transmissão ao vivo pelo blog, sobre sustentabilidade na pecuária, com participação dos pesquisadores do IZ Renata Helena Branco, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante e João José Assumpção de Abreu Demarchi
13h30 - postagem, no Youtube, de entrevista sobre anemia infecciosa equina com a veterinária da CDA, Vera Lúcia Nascimento Gonçalves
14h30 - mesa-redonda, com transmissão ao vivo pelo blog, sobre biocombustíveis, com participação dos pesquisadores do IAC José Roberto Scarpellini, Denizart Bolonhezi e Marcos Landell, diretor do Centro de Cana
14h30 - divulgação dos números do levantamento da safra de laranja 2011/2012 do Estado de São Paulo
15 horas - Cati lança trabalho em parceria com o Banco do Brasil (estande da instituição)
17 horas - postagem, no Youtube, de entrevista sobre raiva dos herbívoros com o veterinário da CDA, Vladimir de Souza Nogueira Filho
SERVIÇO:
18ª Agrishow