bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA participa da 47ª Expo Fernandópolis

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) vai expor, por meio de seus Institutos de Pesquisa, clones de seringueira e um aquário com tilápias na 47ª Expo Fernandópolis, realizada de 15 a 25 de maio em Fernandópolis, interior paulista. O Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas, vai apresentar clones de seringueiras cerca de 38% mais produtivos do que o material mais plantado no Estado de São Paulo. Os clones também são precoces, permitindo que o látex seja extraído aos cinco anos, quando o normal é aos sete. O Instituto de Pesca (IP-APTA) levará um aquário com tilápia, peixe mais utilizado nas pisciculturas comerciais por apresentar melhor desempenho zootécnico.
Os clones de seringueira do Instituto Agronômico IAC 500, IAC 502, IAC 503, IAC 505 e IAC 511 são materiais precoces, que reduzem de sete para cinco anos o tempo para início da extração do látex. Além dessa característica, que viabiliza o retorno financeiro em menor tempo para o produtor, os clones desenvolvidos pelo IAC também são mais produtivos que o material mais plantado em São Paulo atualmente, o importado da Ásia RRIM 600, que tem produtividade de 1.250 kg de borracha seca por hectare, aproximadamente.
O IAC 500 – o mais produtivo dos selecionados – gera cerca de 1.731 kg de borracha seca por hectare, 38% a mais. São ganhos de cerca de 500 kg do produto, por ano. A abertura de painel se dá quando as árvores alcançam perímetro do caule acima de 45 cm do solo e 1,5 m de altura. “Geralmente esse procedimento é feito quando mais de 50% das árvores do seringal apresenta essa média. Se o procedimento é feito antes dos sete anos, isso é muito bom para o produtor porque ele terá o retorno financeiro mais cedo”, afirma Paulo Gonçalves, pesquisador responsável.
A produtividade é o principal atrativo para os produtores rurais. A média de quatro anos de produção dos clones IAC 500 e IAC 502, por exemplo, mostrou-se alta em relação ao clone mais plantado no Estado, o RRIM 600, produzindo, por ano, 1.731 kg por hectare e 1.607 kg, respectivamente.
São Paulo possui os seringais mais produtivos do mundo, com produtividade  média de 1.200 kg de borracha seca por hectare, por ano. Na Tailândia, Indonésia e Malásia, a produtividade chega a 1.100 kg, 1.000 kg e 900 kg, respectivamente, por hectare, por ano.
Outra característica importante é a casca espessa existente nos clones IAC 503, IAC 500 e IAC 509. Os dois primeiros podem ser vistos na Agrishow 2014. Essa característica diminui o risco de o seringueiro atingir o lenho do caule da árvore. Os três clones apresentam também maior número de anéis de vasos laticíferos, revelando que são bons produtores de látex. “Existe uma alta correlação entre o número de anéis de vasos laticíferos e a produção de borracha”, explica o pesquisador.
Os clones IAC 505 e IAC 511 apresentam ainda maior incremento do caule na pós-sangria. Isso significa que, mesmo após o procedimento de extração, as plantas apresentam crescimento. “Aqueles clones que não possuem esse caráter, geralmente crescem na pré-sangria e depois param na pós-sangria, tornando-se suscetíveis à quebra pelo vento”, explica Gonçalves.
Os clones IAC foram desenvolvidos para cultivo na região do Planalto, onde não há incidência da pior doença da seringueira na América Latina, o Mal-das-folhas. Parte dos clones selecionados pelo IAC é tolerante à antracnose, doença causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, que atinge as folhas, também no Planalto Paulista.
De acordo com o pesquisador, os dois objetivos principais do melhoramento genético da seringueira do IAC estão relacionados ao aumento de produtividade das plantas e à resistência ao Mal-das-folhas na região do litoral. “Com o objetivo de atender às peculiaridades próprias dessas regiões, o programa de melhoramento do IAC considerou o fato de o Planalto Paulista, pelo menos até então, não ter mostrado ataques epidêmicos da doença”, explica. Nessa região verifica-se período seco na época de reenfolhamento das plantas. São Paulo é o Estado que mais produz borracha no Brasil — 90% dos seringais paulistas encontram-se no Planalto, justamente por conta da doença.
Esses materiais expostos na Feira fazem parte do grupo de 15 clones lançados mais recentemente. Por trás desses resultados existem mais de 20 anos de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico na área de heveicultura. O IAC desenvolve clones adaptados às diversas regiões do Estado e leva para os heveicultores a melhor forma de plantio e o manejo de seringueiras, incluindo a sangria, etapa mais onerosa da atividade.
Aquário
O Instituto de Pesca (IP-APTA) vai expor um aquário com capacidade para 720 litros com tilápias. Originária do continente africano e introduzida no Brasil há mais de 40 anos, a tilápia-do-Nilo é o peixe mais utilizado nas pisciculturas comerciais por apresentar melhor desempenho zootécnico. Podendo chegar a mais de 8 kg, ela é comercializada com 800g a um quilo, sendo mais consumida na forma de filés, apreciados pelo sabor e ausência de espinhas.  Os subprodutos do seu processamento também podem ser aproveitados no próprio abatedouro, como a carne mecanicamente separada (CMS) na fabricação de quibes, almôndegas, nuggets e hambúrgueres, nas indústrias de ração animal, utilizando a cabeça, a carcaça e as vísceras, e de cosméticos, com o uso das escamas. A pele pode ser utilizada para consumo humano, em forma de torresmo, ou ser usada para curtimento e fabricação de couro.
A criação de tilápias pode ser feita em viveiros escavados ou em tanques-rede, sendo esta última opção a mais empregada atualmente, feita em represas particulares ou em reservatórios públicos. O consumo do peixe aumenta ano a ano, e, com os avanços do melhoramento genético e obtenção de variedades cada vez mais precoces, a criação de tilápias tem apresentado grande crescimento nos últimos anos. Segundo dados do censo aquícola realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, foram registradas 8.855 unidades produtivas de tilápia distribuídas por todos os Estados brasileiros, com exceção do Amazonas. São Paulo compreende 9% do total de produtores, com 758 unidades produtivas. O Ministério estima a produção de tilápias no Estado de São Paulo em 66 mil toneladas no ano de 2013.
Evento
A 47ª Expo Fernandópolis faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento agrega exposição de animais e produtos agropecuários com rodeios e shows.
Serviço
47ª Expo Fernandópolis
Data: de 15 a 25 de maio de 2014
Endereço: Av. Augusto Cavalim, sem número, área rural, Fernandópolis – SP.
Texto: Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
19 - 2137-0616/613

Notícias por Ano